Complexidade não implica Profundidade
A tolice ininteligível e vazia abaixo, especialmente a parte que coloquei em negrito, pertence a um marcador de páginas de divulgação de um livro de David Bohm chamado Totalidade e a Ordem Implicada.
Nesta obra clássica, o professor David Bohm desenvolve uma teoria de fisica quântica que trata a totalidade da existência como um todo ininterrupto. Escrevendo de modo claro e sem jargão técnico, ele torna idéias complexas acessíveis a qualquer pessoa interessada na natureza da realidade. O tema central aqui abordado é a totalidade indivisível da totalidade da existência como um movimento em fluxo indivisível sem fronteiras. Torna-se claro que a ordem implicada é particularmente adequada para o entendimento de tal totalidade, tendo em vista que, na ordem implicada, a totalidade da existência é envolvida em cada região de espaço e tempo. Bohm mostra que qualquer parte, elemento ou aspecto que possamos abstrair no pensamento continua a envolver o todo e está, portanto, intrinsecamente relacionado com a totalidade da qual foi abstraido.
David Bohm é mais conhecido pela descoberta do efeito Aharonov-Bohm e pela sua interpretação de Variáveis Ocultas para a Mecânica Quântica (que me parece ser solenemente ignorada atualmente [1]).
Já o livro citado parece ser um tratado de divulgação de sua interpretação, além de outras discussões filosóficas relacionadas à Mecânica Quântica, mas acaba caindo no erro comum de tentar aplicar a MQ para assuntos diversos com a consciência (será Bohm aquele que iniciou essa mania misticóide de achar que a MQ explica a consciência? Grrr ).
Enfim, outros defeitos a parte, duvido muito que Bohm possa ter escrito de forma clara e sem jargão suas idéias. Se o resumo, feito por alguém que deve ter lido o livro, é capaz de ser tão vazio e ininteligível não seria isso um simples reflexo do conteúdo do livro? Ou talvez seja apenas uma estratégia para atrair certos idiotas certas pessoas altamente espiritualizadas para comprarem o livro pensando que complexidade implica profundidade?
[1]: Imagino que a maioria dos Físicos esteja pouco se lixando para as interpretações da MQ, sendo adeptos do “Shut up and Calculate” Feynmaniano (que, aliás, talvez nem tenha sido dito por Feynman).



Renan é doutorando em Física. Atualmente estuda as partículas elementares chamadas de neutrinos, especialmente aqueles de altas energias produzidos em objetos astrofísicos. Gosta do que faz apesar de não ser tão bom nisso quanto acha necessário.
Discussão - 4 comentários
Feynman disse isso foi ? Que decepcao.
Ta ai, gostei do tema: Complexidade nao implica profundidade. Eh isso que penso e que falo todos os dias. Mas vai dizer isso para os leitores ? E sabe porque escrever dificil vende ? Porque a maioria das pessoas acham que falar dificil eh ser inteligente. Mas muitas vezes, apos tirar todas as frase em feitas e floridas na maioria das vezes nao sobra absolutamente nada.
E o que tem de gente que faz isso meu caro... ja disse e repito, dificil mesmo eh explicar algo dificil de forma simples que todo mundo, independente do grau de escolaridade, seja capaz de entender.
E a coletiva ? A quantas andam ? Ainda ta de pe ?
bjs.
Lys
Olá Lys,
A coletiva está de pé sim. Agora que falta um mês vou começar a divulgá-la mais ativamente.
O pior foi ter lido "ininterrupito". Nota zero em ortografia.
Ops... acho que o erro foi meu ao transcrever o marca-páginas XD... esse povo disléxico XD
Obrigado pelo aviso, já corrigi.