Back to the Middle Ages…

O inferno é um lugar real e não está vazio, diz Bento XVI, melando uma tentativa de João Paulo II de sofisticar um pouco o conceito. O pontífice falecido afirmara que inforno era uma “condição” e não um “lugar”.

Nem vou comentar a facilidade com que teólogos em geral trafegam entre a metáfora eo sentido literal das palavras, numa contínua de prestidigitação retórica que lhes permite afirmar qualquer coisa e seu posto e não serem acusados de contradição.

Às vezes isso parece uma mistura de desonestidade intelectual com covardia pura e simples (teólogos que faziam afirmações categóricas, como Santo Agostinho, que negava, com base nas Escrituras, a possibilidade de haver vida humana no lado da Terra oposto à Palestina, saíram de moda por razões óbvias) mas dizem-me que , na verdade, o discurso teológico contemporâneo é feito de sutilezas que escapam a espíritos mesquinhos como o meu.

Que seja…

Discussão - 2 comentários

  1. Celso Renato disse:

    Quem diria que um dia teríamos saudades do João Paulo II. Moc, sou fã do seu blog, gostaria de sugerir que vc escrevesse exatamente sobre esse retrocesso que estamos sofrendo com o fundamentalismo islâmico no Oriente Médio, o fundamentalismo cristão protestante nos EUA e o fundamentalismo católico, inclusive no Brasil. Uma esperança. Tomara que isso seja apenas um último esforço da religião para tentar escapar do seu desejado fim.

  2. Moc disse:

    Oi, Celso! Bem-vindo, pode ir puxando a cadeira... Quanto ao mergulho do mundo no retrocesso religioso (o que eu chamo a tendência da religião de fugir da "casinha" e invadir esferas onde não tem parte legítima), esse é um tema que, ibnfelizmente, é quase um fio condutor do blog. Esperi que um dia vire assunto velho...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM