Wikipédia pt: saudações?

A Wikipédia em português decidiu eliminar o verbete sobre a ONG Brasil para Todos (BpT). A organização, que conta com vários apoios de peso e um ativismo invejável, defende a retirada de símbolos religiosos de tribunais e demais repartições públicas.

A eliminação está repercutindo em vários fóruns online de debate do racionalismo e da separação entre igreja e estado, além de trazer à tona manifestações inconformadas de entusiastas e simpatiantes do BpT. Mas é preciso pôr a questão, creio, em perspectiva.

O fato principal disso é que quem perde, com a eliminação, não é o BpT (que continua com site próprio no ar, acessível via Google) mas os usuários da Wikipédia. Concorde-se ou não com a proposta da ONG, o fato é que ela fez um barulho razoável nas cortes de Justiça recentemente, e quem se sentir curioso a respeito não encontrará informações na enciclopédia em português. Uma falha (da enciclopédia).

Quem mais perde, em segundo lugar, são os opositores da causa da separação, que poderiam apresentar seus argumentos dentro do verbete — que, ao contrário do site oficial da ONG, tenderia naturalmente a desenvolver uma posição neutra sobre o assunto.

E quem mais perde, em terceiro lugar, é a própria Wikipédia.pt, que deixa de servir ao usuário como deveria e, pior, põe sua reputação — como fonte/filtro, de informação e como seguidora do “espírito wiki” — em jogo.

Sociedades civis imaturas tendem a ver seus canais de participação pública “colonizados” por panelinhas e grupos de interesse organizados (militantes de esquerda em conselhos municipais de saúde e orçamento, católicos fervorosos em conselhos de bioética, criacionsitas em conselhos de educação).

Faz parte da dinâmica: os setores até então desorganizados da sociedade que se ressentem dessa colonização tendem a se organizar e contra-atacar. Quando isso não ocorre, ou quando a panelinha original segue incólume, a tendência passa a ser a de a instância dominada tornar-se irrelevante — mais ou menos como um grupo de escritores que não publica nada, mas que só trocam elogios entre si.

Vai ver, desejar que a Wikipédia.pt pulasse essa fase fosse, mesmo, querer demais.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM