Uma vela na escuridão


Não vi resenhas na grande imprensa (o que é curioso, já que a Cia das Letras é amiguinha da tchurma), mas eis que saiu no Brasil Variedades da Experiência Científica (queria fazer o link pra Livraria Cultura, mas o site deles tá uma lerdeza só hoje), de Carl Sagan. O livro é a transcrição de uma conferência de Sagan sobre ciência e religião e é, pra usar uma palavra só, brilhante.

O título é uma brincadeira com Variedades da Experiência Religiosa do filósofo e psicólogo americano William James. James esteve no pólo oposto a outro filósofo (e matemático), William Clifford, num debate sobre a ética da crença — Clifford argumentava que acreditar em algo sem ter evidências é eticamente — moralmente — errado, porque toda ação humana nasce de uma crença, e se você acrdita em bobagem, vai acabar fazendo merda. Homens-bomba, alguém?

James, por seu lado, defendia o direito à crença, mesmo a crença em bobagens, como uma dimensão da liberdade humana e uma espécie de fenômeno estético.

A conferência de Sagan faz um belo trabalho de síntese entre esses pólos, apresentando com elegância a ciência como uma fonte de prazer estético e reflexão fisolófica muito superior à religião, ao mesmo tempo em que demole os argumentos mais freqüentes em defesa da existência Deus. Ele o faz com mais elegância (ou talvez fosse melhor dizer, paciência), mas não menos eficiência que Richard Dawkins em Deus, um Delírio.

Enfim. Carl Sagan morreu, Joseph Ratzinger continua firme e saudável. Quem sabe? Vai ver Deus existe, mesmo.

Discussão - 1 comentário

  1. Celso Renato disse:

    Ha há há... é, se Sgan está morto e Bento XVI firme e forte, pode ser que estejamos errados... Mas falando sério agora. Sgan era brilhante demais. Dawkins, e vários outros são gigantes na divulgação científica, mas Sagan sempre será o Norte para todos céticos e racionalistas.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM