Deixem o LHC em paz!

Deu no NY Times: dois caras estão pedindo um veto judicial ao Large Hadron Collider, o maior acelerador de partículas do mundo. Um dos tiopos é o mesmo que tentou fazer a justiça dos EUA proibir experimentos envolvendo a colisão de núcleos de ouro.

Um dos riscos alegados parece ser o da formação de partículas de matéria estranha – contendo formas estáveis do quark strange – que poderiam “contaminar” o restante da matéria da Terra, como o infame “Gelo 9” do romance “Cama de Gato”, de Kurt Vonnegut.

Nesse livro, Vonnegut postula um cristal de água muito mais estável que todas as outras configurações de H2O… e que transforma todas as demais em novas amostras de Gelo 9, por contato.

Mas colisões capazes de crira matéria estranha ocorrem o tempo todo no sistema Solar, e ninguém nunca viu, digamos, Mercúrio ou a Lua se transformarem em estrelas de quarks. Assim…

O segundo risco seria o de formação de um buraco negro que engoliria a Terra. Mas, como já foi explicado – por exemplo, aqui – a mesma física que prevê a possibilidade de formação do buraco negro nas condições do colisor prevê sua rápida evaporação.

Então, por favor, deixem os cientistas trabalhar em paz. Se há algum tipo de estudo que realmente põe o mundo em perigo, ele ocorre em madrassas e aulas de catecismo.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM