Hubble Space Telescope is fuckin’ back!!

heic0910i.jpg
É isso aí. Enquanto o programa de exploração espacial tripulada chafurda na lama da falta de verbas, O velho telescópio começa a encantar uma segunda geração de terráqueos.
Acho que já enchi bem a paciência de meus leitores com minhas defesas românticas da conquista do espaço, mas cada vez mais me convenço de que a exploração de outros planetas e estrelas é a maior das atividades Renascentistas: um imperativo biológico, filosófico, epistemológico e estético.
Ah, sim: a foto acima traz o Quinteto de Stephan. Pelo menos três dessas galáxias estão interagindo — isto é, causando distorções e arrancando estrelas umas das outras. Daqui a alguns bilhões de anos, algo parecido vai rolar entre a Via-Láctea e Andrômeda.
Acho que foi Carl Sagan quem disse que a humanidade é como uma criança catando conchinhas na praia de um oceano interminável. Imagens assim me enchem de espanto com o medo atávico que a raça tem de pular de vez na água…