Qual a sua religião?

Saiu pesquisa nova do Pew Forum on Religion and Public Life dos EUA sobre a composição religiosa da população americana. Há alguns dados interessantes, como o de que o catolicismo e as testemunhas de jeová são as duas denominações que mais perdem fiéis, mas que as testemunhas conseguem um certo equlíbrio entre perdidos e ganhos, enquanto que os católicos seguem à míngua. Dez por cento da população dos EUA é composta de “ex-católicos”. Se essa fosse uma categoria à parte, teria quase o mesmo número de aderentes que os evangélicos batistas!

Falando em comparações do tipo, é interessantre notar que ateus e agnósticos já são 4% da população, igual à soma de judeus, muçulmanos e mórmons — os agnósticos, sozinhos, superam cada uma dessas três religiões com folga.

É importante chamar atenção para essas coisas porque boa parte do poder de pressão das religiões sobre a autoridade civil vem da ameaça velada de mobilização/manipulação das massas de fiéis (“quantas divisões tem esse papa?”, como dizia o coroinha Josef Stálin) e — aqui confesso um inelutável “wishful thinking” de minha parte — cada vez mais desconfio que muito dessa ameaça, como a que paira sobre nossas cabeças na atual campanha da fraternidade, é puro blefe.

No Brasil, claro, não temos os números quebrados em agnósticos e ateus, mas apenas dos “sem religião” (que, com 7,4%, superam os espíritas, os cultos afro e muitos mais):

Dizem que o IBGE é extremamente teimoso quanto a não perguntar se as pessoas acreditam em Deus. Vá lá saber por quê. De repente, tem medo da resposta.

Discussão - 1 comentário

  1. Celso Renato disse:

    Essa foi uma boa notícia... Quem sabe os ateus e agnósticos, se em bom número, consigam reverter algumas posturas conservadoras no país. Como já disse, tenho esperanças de que esses ataques religiosos a liberdades individuais sejam o último esforço de um moribundo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM