Ressurreição

Como o Natal, a Páscoa é apenas mais uma festa pagã seqüestrada pelo cristianismo – no caso, o festival de fertilidade da primavera – no velho espírito de, e não pode vencê-los, coopte-os. Uma boa sátira à evolução desses rituais aparece no excelente romance de Philip José Farmer, Flesh, que recomendo a todos.

Mas, se me perdoam um pouco de reminiscência autobiográfica, foi esse papo de ressurreição de Cristo que causou alguns dos primeiros abalos no meu catolicismo hereditário-congênito. Foi durante um sermão no qual o padre citou a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (cap 15, v 14): “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”

Peraí, pensei eu, do alto de minha sapiência de 12 anos de idade. Então, se um cara que tivesse dito ‘sacaneai-vos uns aos outros’ tivesse ressuscitado, sacanear seria o certo?

Na época eu não tinha o vocabulário ou a instrução filosófica necessária para reconhecer exatamente o que estava acontecendo, mas foi graças a 1Cor. que me deparei com o velho paradoxo de Platão: os deuses amam as coisas que são corretas porque são corretas ou as coisas são corretas porque os deuses as amam?

A idéia de religião como uma forma abjeta de puxassaquismo metafísico começava a tomar forma em minha mente juvenil.

Décadas mais tarde, descobri que o mais antigo dos Evangelhos e o mais próximo às fontes históricas originais, o de Marcos, embora fale em ressurreição, não cita nenhum feito ou aparição do Cristo ressucitado. O texto original de Marcos termina no versículo 8 do capítulo 16, com as mulheres fugindo da tumba vazia: “Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.”

Discussão - 1 comentário

  1. Celso Renato disse:

    Acho que meu primeiro passo em direção a contestação da fé foi descobrir no livro de História da 5º série que os indígenas eram enforcados em lotes de 13 em homenagem a Cristo e aos Apóstolos... Parabéns de novo pelo texto, muito bem escrito como sempre...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM