Padre Pio

Ah, o catolicismo… O islã e os pentecostais andam levando muito da fama por conta da violência, fanatismo, ignorância e puro mau gosto associados à religião em geral, mas é difícil bater uma franquia que está no negócio desde os tempos do Império Romano.

Caso em tela: Padre Pio. Exumado e exibido num esquife de cristal (climatizado?)

O cara – que dizia ter estigmas, entre outras coisas – já havia sido exposto como fraude décadas antes de ser canonizado, e ninguém menos que o papa João XXIII chegou a declará-lo “uma enorme enganação”. Mas, e daí? É o dinheiro que conta, afinal.

Ou, em termos do duplipensar católico, não há nada de mau em uma fraudezinha se ela estimula a fé e as boas obras. Fins justificam os meios, etc. Cesare Borgia, o príncipe-modelo de Maquiavel, é sempre bom lembrar, era filho de um papa.

Ah, sim:
antes que alguém ache que o cadáver do padre está “incorrupto”, o que algumas pessoas vêem como sinal de santidade (e não, curiosamente, de boas técnicas de embalsamamento), o rosto do corpo está coberto por uma máscara de silicone. Mas aposto que não há nenhum cartaz na igreja dizendo isso…

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM