Fraude é uma coisa relativa

Grigory Grabovoi foi condenado pela justiça moscovita por prometer ressuscitar crianças, e cobrar, para tanto, uma módica taxa de 40 mil rublos, ou cerca de R$ 2 mil. Bolas, diversas igrejas cristãs prometem ressuscitar todo mundo, e os corpos ressuscitados terão mais superpoderes que todo o “cast” da DC Comics, cobrando para isso coisas como devoção, obediência e 10% da sua renda, e ninguém faz nada a respeito!
Trata-se de uma questão, imagino, de antigüidade e de contingente: engane meia dúzia em dois meses e você é um estelionatário; engane milhões ao longo de séculos, e as pessoas começarão a lhe perguntar se pôr o pipi no popó tem repercussões metafísicas.
Na mesma linha: o sempre brilhante Skpetics Dictionary está estreando novos verbetes, incluindo um sobre Lourdes (a foto desta postagem, caso você esteja se perguntando, é de Bernadette Soubirous, a inventora da coisa toda). De Joe Nickell a Richard Dawkins, a fantástica falta de substância das lendas ligadas ao santuário — e sua notável ineficácia sob todos os aspectos, exceto como ímã para turistas — já foi exposta inúmeras vezes, mas o verbete oferece um bom resumo e diversas conexões interessantes.

Discussão - 1 comentário

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM