Esporte forma o caráter?

Eis aí uma afirmação que, embora esteja entranhada no senso comum, sempre contradisse minha experiência pessoal (diversos comportamentos que poderiam facilmente ser vistos como sinais de mau caráter, do consumo de substâncias ilícitas à prática de “bullying”, sempre tiveram incidência maior nos times de basquete e futebol das escolas que freqüentei) e, claro, os informes da mídia a respeito de inúmeros casos de doping e da vida privada (ou nem tanto) de atletas-celebridades.
O problema, claro, é que as três fontes de informação citadas no parágrafo acima — “senso comum”, “experiência pessoal” e “informes da mídia” — têm baixa significância, para dizer o mínimo. Então, como testar a hipótese?
Grandes massas de estatística envolvendo crime e consumo de drogas, como as do Departamento de Saúde dos EUA e do FBI não têm um corte dos dados quanto à prática esportiva.
Depois de fuçar um pouco na internet, encontrei um livro sobre o assunto, Adolescent Worlds: Drug Use and Athletic Activity, que tem uma tabela indicando que 42% dos adolescentes praticantes de esportes de competição e 54% dos participantes de esportes recreativos consumiam maconha, contra 69% dos não-esportistas.
Esse dado parece confirmar o senso-comum, ao menos se associarmos consumo de drogas à nossa noção de mau-caráter, mas ainda é muito pouco (entre outras razões, a pesquisa descrita no livro tem um universo muto limitado).
Ainda não encontrei um cruzamento de dados entre prática esportiva e comportamento violento. Alguém teria mais informação a respeito? No Snopes, achei um “debunking” da idéia de que a violência doméstica é maior em dias de SuperBowl.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM