O preço de uma ilusão

Pesquisa divulgada pelaAssociated Pressindica que 57% da população dos Estados Unidos acredita que um milagre pode salvar um paciente terminal, mesmo quando a melhor evidência científica mostra que prosseguir com o tratamento é inútil; e três quartos afirmam que exigir a manutenção do tratamento nessas condições, enquanto se espera que Deus dê uma mãozinha, deve ser um direito das famílias.
A crueldade desse negócio todo é tão grande que desafia a descrição. Primeiro, as pessoas são convencidas, ainda na infância, de que Papai do Céu vai cuidar delas para sempre; depois, a cada prova em contrário, aferram-se às menores migalhas que restam. Quando não há mais migalha nenhuma, inventam novas.
Digo, um Deus hipotético poderia ter evitado o que quer que tenha causado o estado terminal, pra começo de conversa; falhando isso, um milagre, em tese, pode ocorrer a qualquer momento, haja ou não tratamento médico. Qual, afinal, o motivo racional para sustentar tratamentoenquanto se espera um milagre? As duas coisas deveriam sermutuamente excludentes.
Mas o Deus mesquinho que habita a cabeça dessas pessoas é uma espécie de psicopata que gosta demanter suas criaturas em suspense, forçando-as a pagar contas de hospital e a consumir recursos que poderiam ser gastos no salvamento de vidas que realmente podem ser salvas, enquanto esperam que Ele resolva, talvez, derepente, quem sabe, agir — sob pena de um sentimento perpétuo de culpa.
Falando em dissonância congitiva, vejam esta frase do médico católico Michael Sise, ouvido pela AP:

Miracles don’t happen when medical evidence shows death is near.

Agora, um filósofo poderia construir duas ou três carreiras analisando o que isso quer dizer.

Discussão - 2 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Muito bem escrito! Sucinto e preciso.
    Detesto esse poço sem fundo do "se deus quiser". Abismo intelectual da pior qualidade..

  2. Somel Serip disse:

    É parecido com o que acontece no transplante de órgãos : enquando o "Doador" é mantido vegetativamente numa UTI até que se consiga transplantar o mais possível , uma pessoa acaba morrendo por falta de vaga na mesma UTI !
    Abraços à todos !
    Somel Serip.
    somelserip@gmail.com

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM