ISS, dez anos e o vexame brasileiro

Semana passada fez dez anos que a Estação Espacial Internacional (ISS) começou a ser construída. Essa é uma obra que consumiu bilhões de dólares e pelo menos sete vidas humanas (os astronautas da Columbia, que voltavam de uma missão à estação). E para quê?
Os cínicos costumam dizer que o ônibus espacial é necessário para levar carga à estação, e a estação é necessária para o ônibus espacial (uma nave inútil para viagens além da órbita terrestre) ter para onde ir. 
Quando a ISS foi concebida, havia a aposta no surgimento de um “boom” econômico na órbita terrestre, indo desde atividades industriais (com a fabricação de novos materiais que só seriam possíveis de se produzir em gravidade zero) à coleta de energia solar para transmissão para a Terra. Desnecessáio dizer que nada disso aconteceu: as únicas atividades econômicas que se pagam no espaço, hoje, são o lançamento de uso de satélites (o que não requer presença humana em órbita) e o turismo.
No fim, a ISS virou  uma espécie de campo de treinamento, para impedir que as potências espaciais se esquecessem de como mandar astronautas ao espaço (do mesmo jeito que se esqueceram, por exemplo, de como mandar gente para a Lua).
Um capítulo que nos diz respeito diretamente é o fiasco acachapante da participação brasileira, que se reduziu à viagem de Marcos Pontes, num esquema igualzinho ao dos turistas espaciais: de Soyuz, com passagem paga por fora, e não como membro efeitivo de uma tripulação oficial.
Por essa palhaçada, Lula e FHC são igualmente responsáveis. O desprezo pelo verdadeiro valor de um programa espacial sério une tucanos e petistas.

Discussão - 1 comentário

  1. Silvio disse:

    Ô garoto propaganda caro esse Marcos Pontes. E o pior é que ninguém mais se lembra dele, do quanto ele custou e do pra que (teoricamente) ele foi.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM