Das Marsprojekt

Recebi ontem pelo correio um livro que era um dos meus sonhos de consumo da infância: um exemplar de The Mars Project, a edição americana do opúsculo em que Wernher von Braun apresentava sua visão para a exploração de Marte. O plano original, Das Marsprojekt, havia sido publicado na Alemanha ainda nos anos 30.
Basicamente, Von Braun descreve uma expedição a Marte com 70 tripulantes, na qual 46 ônibus espaciais, lançados à taxa de um a cada dez dias, construiriam em órbita da Terra dez naves que, por sua vez, viajariam para Marte.
Uma vez na órbita de Marte, uma primeira equipe de astronautas pousaria na calota polar do planeta usando uma espécie de asa-delta espacial com esquis, e então teria de se deslocar ate o equador para preparar uma pista de pouso para as demais equipes, que então…
O Marsprojekt é talvez o cenário de ficção científica mais ousado já criado, e Von Braun trata de descrevê-lo no livro de forma fria e direta, acompanhado das equações para mostrar que a coisa toda poderia funcionar.
A partir de uma base tecnológica do tempo da 2ª Guerra Mundial.
Há alguns anos, o quadrinista Warren Ellis escreveu uma minissérie, The Ministry of Space, no qual Von Braun consegue convencer osaliados do pós-guerra a implementar sua visão de exploração espacial na íntegra. É um belo quadrinho, e um jeito e sonhar com os futuros perdidos do pretérito.