Agosto, um mês político
Não, o título desta postagem não se refere ao fim do recesso parlamentar, nem ao suicídio de Getúlio Vargas, mas a uma peculiaridade do par de meses julho/agosto: são os únicos meses consecutivos que têm, ambos, 31 dias. E a razão disso é política.
Política do império romano, diga-se de passagem. O fato é que quando os romanos resolveram homenagear César Augusto com um mês (o nosso agosto, que na época tinha outro nome e apenas 30 dias), Júlio César já tinha o dele (julho, claro).
E julho tinha 31 dias.
Agora, será que bastava mudar o nome do mês? Mas aí o mês de Augusto seria menor que o de Júlio. Imagine as piadinhas no Senado. A solução: tirar um dia de um mês sem patrono (fevereiro, que na época tinha 29 dias, com 30 em anos bissextos) e transferi-lo para o mês com pistolão.
Agosto também é o mês 8. E 8 é um número interssante: é o primeiro cubo (depois de 1), o único cubo da sequência de Fibonacci (de novo, descontando o 1) e o único cubo que é exatamente uma unidade menor que um quadrado (9). Essa propriedade se preserva, de certa forma: qualquer número triangular (1, 3, 6, 10…) vezes 8 é sempre uma unidade menor que um quadrado.
“O Oito ” também é o nome de uma organização terrorista combatida pelo mágico Mandrake. E 8 é o número máximo de rainhas que se pode pôr num tabuleiro comum de xadrez sem que uma possa capturar a outra. Isso pode ser feito de 12 modos diferentes.
Discussão - 4 comentários
Isso pode ser feito de 12 modos diferentes.
Que é 8 + 4.
4 é 8/2
E 2 é o número base que permite que 8 seja o primeiro cubo!
Ué, Dezembro e Janeiro são consecutivos e ambos têm 31 dias, embora não tenham pistolas (eu acho).
Quintilis e Sextilis =D
Oi, Bessa!
janeiro e dezembro não contam porque a "consecitividade" deles fica em anos diferentes.