Asteroides e estrelas

Só comentando rapidamente duas notícias importantes da semana passada: uma, o manifesto da União Astronômica Internacional contra a poluição luminosa – fenômeno que consegue ser ao mesmo tempo um problema econômico, estético, sanitário e ambiental. Representa desperdício de recursos, enfeia a paisagem e ameaça o ciclo de vida dos animais noturnos (e do homem).
Outra, a conclusão de que a Nasa não tem condições de cumprir o mandado definido pelo Congresso americano, de caracterizar pelo menos 90% dos asteroides potencialmente perigosos.
O interessante é que são dois problemas sérios que recebem muito pouca atenção. E nem digo a opinião pública – que, afinal, já está sobrecarregada com desemprego, segurança e outras mazelas do dia-a-dia – mas também dos agentes políticos que supostamente ganham para cuidar dessas coisas enquanto o povão corre atrás do custo de vida.
Acho que é o fenômeno que os psicólogos chamam de “viés de disponibilidade”: problema é aquilo de que você já ouviu falar. Por exemplo, o risco de um cidadão dos EUA morrer
vítima do impacto de um asteroide é maior que o de ser vítima de ma picada de cobra, mas cobras são mais familiares que asteroides, logo…

Discussão - 2 comentários

  1. Magueta disse:

    Problema da luz noturna e segurança estão ligados, ao menos por aqui. Apagou a luz ladrão aparece. Desligar a iluminação pública então, nem pensar.
    É interessante desenhar a causalidade desses problemas, a gente chega até o sistema econômico e de capital. Que por sua vez é resultado de instintos humanos de sobrevivência, esta que já está garantida se mudarmos pra hábitos melhores.

  2. cretinas disse:

    O problema, na verdade, é iluminação pública que "vaza" para os lados e pra o alto. Nada contra postes iluminando as ruas e calçadas, mas eles deveriam ter refletores para jogar a luz onde interessa. Isso sem falar nessa nova onde de "valorizar" obras públicas pondo holofotes apontando para cima ao logo de pilastras de pontes... Desperdício de $$ público e ganho estético, no mínimo, questionável.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM