Ainda a Mega-Sena…

Uma coisa divertida a respeito da internet são as ferramentas que a gente acha por aí. Por exemplo, depois de baixar toda a série histórica da Mega-Sena para o meu computador (a Caixa oferece um formato HTML, não Excel, vá lá saber por quê), fiquei pensando, bolas, como tratar esses dados?
Bom, eis que descobrir este fantástico Descriptive Statistics Calculator, e resolvi aplicá-lo a dois conjuntos de dados da loteria: número de ganhadores por concurso e prêmio pago, também por concurso. Tive de cortar parte dos dados (o calculador só aceita até 1024 entradas, e a Mega já tem mais de 1100 jogos), mas fiz isso eliminando alguns valores aleatoriamente.
O que obtive?
Bom: o número médio de ganhadores por concurso é de 0,29, o que indica um grande número de sorteios sem ganhador (os “acumulados”). Na verdade, esse resultado mostra que a sena, historicamente, vem sendo ganha uma vez a cada três ou quatro sorteios, em média.
Quanto aos prêmios, o prêmio médio da sena é de R$ 2 milhões. Essa média é alta assim mesmo levando-se em conta que dois de cada três concursos não pagam nada — um provável efeito do fato de o prêmio acumulado ser transmitido para o concurso seguinte.
A chance de alguém acertar a sena jogando seis números continua a ser, claro, menos de uma em 50 milhões. A planilha da Caixa não diz quantos apostadores há em cada concurso, infelizmente, mas o fato de serem necessários de três a quatro concursos para a sena sair sugere que haja algo como 15 milhões de jogadores da Mega-Sena, ou 8% da população brasileira.
Claro, esse número ignora os jogos com mais de 6 dezenas, os bolões, etc, mas imagino que ele não esteja muito longe da realidade e tenhamos de 4% a 12% dos brasileiros fazendo sua fezinha, dependendo da época e do prêmio oferecido.
(Adendo: esta nota da Folha Online de 2007 sugere que o movimento médio da Mega-Sena envolve 7 milhões de apostas, ou algo perto de 4% da população brasileira atual — de novo, ignorando-se os bolões).

Discussão - 3 comentários

  1. Carlos Hotta disse:

    Já ouvi que loteria é o imposto sobre sonhos.

  2. Sim, claro que as loteriais têm a expectativa de prêmio médio menor do que o valor da aposta - do contrário não seriam economicamente viáveis.
    Mas isso não quer dizer que é irracional apostar. Ou melhor, a aposta só se torna racional ao incorporarmos uma componente irracional: é divertido (ao menos para algumas pessoas) apostar.
    Quando vamos ao cinema, pagando os olhos da cara, não esperamos sair com nenhum prêmio de lá que não a diversão - a menos que vamos a uma sessão de cinema europeu, aí nem diversão podemos esperar. É irracional ir ao cinema? Incorporando a componente irracional: a diversão - não. Pagamos para nos divertir.
    []s,
    Roberto Takata

  3. cretinas disse:

    Oi, Takata!
    Verdade. É que nessa discussão toda de probabilidades, acabei incorporando automaticamente o sentido mais econômico, por assim dizer, de racional -- e jogar na loteria não é um comportamento racional se o seu objetivo é ganhar dinheiro. Claro, se o objetivo é simplesmente curtir o jogo, a coisa muda de figura...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM