Back in business!

Depois de uma longa ausência (alguém aí ainda lembra que muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, havia um blog chamado Ideias Cretinas?) ditada por questões profissionais, volto a postar.
Eu tinha um professor na faculdade que insistia que o primeiro ingrediente da credibilidade é a periodicidade — se o leitor não pode acreditar nem que o seu jornal vai sair todo dia, como ele vai acreditar no que você escreve? — então, temo ter queimado de vez minha chance de ser levado a sério (que já não era muita, dado o nome do blog e seu caráter anônimo). Ainda assim, escrevo para ver se ainda tem alguém aí. Câmbio?
Bom, queria começar o ano entrando um pouco na onda de previsões — no caso, previsões astrológicas. Vou colar aqui embaixo o parágrafo de abertura de duas previsões para um mesmo signo, capricórnio, uma para 2009 e outra para 2010, ambas retiradas da mesma fonte. Só vou eliminar de ambas todas as referências ao ano a que se referem. Confira:
Previsão 1
Este é o ano das transformações radicais para o signo de Capricórnio, principalmente para os nascidos no primeiro decanato, ou seja, entre 20 de 29 de dezembro (aproximadamente). O velho eu se desintegra, a fim de que uma nova vida possa surgir. Goste-se disso ou não, os apegos precisarão ser trabalhados, e será preciso aprender a contar consigo mesmo. Temores podem surgir, naturais em qualquer momento altamente transformador. É preciso se reunir com pessoas que sejam genuinamente amigas, a fim de criar uma estrutura sólida de afeto e apoio. Para os capricornianos de todos os decanatos, o ano representa um ano de tomadas importantes de consciência que conduzem a um derradeiro amadurecimento.

Previsão 2
Absolutamente tudo está começando a mudar em sua vida. Se você entrar em harmonia com essa mudança, poderá se transformar em uma pessoa cada vez mais especial, poderá constatar que você pode fazer diferença no mundo. É gradativa e suave a mudança, terá momentos mais intensos e outros que parecerá que nada está acontecendo. A você só resta aceitar e compreender que, como uma lagarta saindo do casulo, você está se transformando em borboleta. Não é o fim do mundo, é o fim “daquele” mundo.
O desafio para os leitores é determinar a qual ano se refere qual previsão. Se eu receber um número grande de respostas e a taxa de acerto for significativamente superior a 50%, isso pode virar “paper”. Se você achar que os dois parágrafos são perfeitamente intercambiáveis, eu o convido a ler este verbete sobre o Efeito Forer.

Discussão - 7 comentários

  1. Kim disse:

    Levando a sério a coisa, vou ver qual mais se encaixa neste ano que passou para a vida de um amigo meu, que faz aniversário no primeiro decanato, e na de minha prima, que faz em Janeiro.
    Vejo que o primeiro fala de mudanças profundas e radicais, enquanto o segundo relata mudanças suaves. Ambos tiveram alterações importantes em suas vidas: o primeiro começou a trabalhar em uma área distinta da sua, e a segunda passou no vestibular.
    Apesar de serem mudanças importantes, nenhum dos dois mudou de maneira sensível ou parece ter "amadurecido" (uadarréu is that?), o que parece se encaixar na mudança suave e no fim "daquele" mundo. Chuto, então, que a previsão 1 é de 2010, e a 2 de 2009.
    Mas é claro, eles são completamente leitura branca, e adorei saber pelo link que o exemplo disto em "O mundo assombrado pelos demônios" de Sagan vem desse experimento conduzido desde 1948!

  2. Madalena disse:

    As vezes acho que esses horóscopos são feitos usando gerador de lero-lero, o que não seria uma má ideia, já que eles falam a mesma coisa vaga com palavras diferentes.
    Mas lendo e tentando interpretar nas entrelinha o que quem escreveu estava tentando passar, fico com 2010 no 1 e 2009 no 2. Essas "transformações" sempre acontecem em dezenas ou centenas, deve ter algo a ver com a quantidade de dedos. 10, 100, 1000 são muito simbólicos.
    O 2 fala sobre "não é o fim do mundo", o que sugere que modinha 2012 ainda não estava em alta e as "revelações" cinematográficas ainda não afetavam a opinião popular.
    Conheço um "exotérico" que se ler vai xingar dizendo que não dá pra comparar horóscopo com astrologia feita por eremitas da cabala nórdica, ou algo assim. Cuidado! =P

  3. Absolutamente iguais.
    (P.S.: Seria engraçado se vc revelasse que se trata na verdade de uma compilação de 1998 e 1999, hehehe)

  4. Igor Santos disse:

    Havia um adivinhador numa cidade do interior do Rio Grande do Norte que todo ano dava suas previsões, e a mais constante era: "Este ano choverá! Lugares mais, lugares menos."
    Essas previsões aí em cima podem ter sido escritas por ele.

  5. João Carlos disse:

    Meio que pegando uma carona no Igor, me lembrei de uma gozação que se fazia sobre previsões meteorológicas: "Céu pedrento, chuva e vento... ou outro qualquer tempo".
    Por outro lado, quem é que iria acreditar em um astrólogo (ou qualquer-coisa-mante) que dissesse: "Você vai continuar a ser um palerma que acredita em qualquer besteira"?...

  6. Dånut disse:

    Seguindo a mesma idéia do Kim, peguei as únicas duas pessoas que sei que fazem aniversário nessa época.
    Só que aí para mim dá o contrário. Acho que a primeira previsão é de 2009 e a segunda de 2010...

  7. Matheus disse:

    O primeiro deve ser de 2010 e o segundo de 2009.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM