Dano cerebral deixa as pessoais mais espirituais

Meu “Christopher Hitchens interior” queria que o título desta postagem fosse “lobotomia explica a espiritualidade”, mas consegui contê-lo a tempo. Aos fatos, então:
Pesquisadores de La Sapienza, em Roma, determinaram que pessoas que tiveram tumores retirados de algumas regiões específicas do cérebro passaram a ter um senso elevado de “autotranscendência”. O estudo está na revsita Neuron, mas há uma reportagem a respeito no site da Nature.
A “autotranscendência” foi definida, para os fins do estudo, como o resultado de medidas de três dimensões: facilidade de submergir num momento ou tarefa, perdendo a noção do tempo; senso de comunhão com a natureza e com os outros; e crença num poder superior. As três foram avaliadas por meio de questionários.
Críticos do estudo apontam como principais fraquezas a definição subjetiva de “autotranscendência” e o fato de o trabalho ter dependido de respostas dadas pelos voluntários, em vez de medições diretas de atividade cerebral e da observação objetiva de comportamentos.
news.2010.Figure3a_left_b_right_.jpg
(Urgesi, C. et al.)
De qualquer forma, as partes do cérebro que parecem atrapalhar a transcendência — já que ela aumenta quando essas áreas são danificadas ou destruídas — são o lobo parietal inferior e o giro angular direito. Temo que não demorará muito para que alguma revista popular comece a dizer que foi descoberta “a área do diabo” no cérebro…

Discussão - 2 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Mas a área do diabo não é exatamente o tumor que foi removido?

  2. João Carlos disse:

    Não convincente... Quem acredita em espiritualismo (eu, por exemplo), pode contra-argumentar com a conhecida habilidade do cérebro para compensar a perda de um sentido (o exacerbado tato dos cetgos, por exemplo).

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM