O que o papa e PT Barnum têm em comum?

A notícia de que o Sudário de Turim voltará a ser exposto ao público me fez lembrar da Sereia de Fiji, uma criatura montada a partir do esqueleto de um macaco e de um pedaço de peixe, e exibida originalmente pelo lendário empresário e escroque americano P.T. Barnum.
Acusado de se valer de fraudes para ficar rico, Barnum certa vez defendeu-se dizendo que as falsificações mais atrozes de seu “museu” eram apenas “anúncios” para atrair o público. “Não acredito em fraudar o público, mas acredito em primeiro atraí-lo e depois agradá-lo”.
A justificativa do Vaticano para ficar em cima do muro e evitar assumir a falsidade do sudário segue exatamente a mesma linha de que os fins justificam os meios: O monsenhor Giuseppe Ghiberti, presidente da comissão da arquidiocese de Turim para o sudário, refere-se a ele como “instrumento de evangelização”, de acordo com nota da Associated Press.
A nota da AP destaca a felicidade dos empresários e autoridades da cidade de Turim com a nova exibição, que ajudará a reforçar o prestígio daquela municipalidade na rota turística. (E os cofres locais, claro)
E, agora, sem brincadeira: o Sudário de Turim é falso. Pilhas de evidência apontam para o fato, incluindo o depoimento de um bispo francês, dado em 1389, de que o artista responsável pela obra havia confessado, até três datações com carbono 14 feitas neste no século passado, indicando que a peça data do século 14.
Esse volume de prova seria suficiente para convencer qualquer pessoa razoável de que, digamos, a múmia de Tutancâmon é uma fraude. Mas, claro, o menino-faraó não deixou atrás de si uma indústria multimilionária de relíquias, turismo e promessas de salvação.

Discussão - 4 comentários

1. Igor Santos disse:

E mesmo que fosse do século I ainda seria só um pedaço de pano que serviu de mortalha.
    Ainda seriam necessárias evidências da existência do nazareno.

2. "Nazareno" sempre me parece ofensa.
    Ah, e desde quando a Igreja segue alguma lógica?

3. Tene Cheba disse:

O Santo Sudário moderno, sem a datação de carbono 14, ficou por conta do meteorito de origem marciana que surgiu na Antártida. Caramba, disseram na época terem descobertos microorganismos fossilizados oriundos do planeta vermelho. Até, o então, presidente Bill Clinton caiu nessa.
    Mas, Nazareno foi o fungo que caiu, sem querer em cultura do bacilo causador da tuberculose. E outros que o sono me impedem de continuar. Que tal uma oração para a sorte, ou acaso, ou para a estranha singularidade do Universo, Vida.

4. Lex Brasil disse:

Gostei do Site,,,,Original..
    O que dizem nas universidades sobre o Marketing... que Voce acha que eh MARKETING..
    Abraçoes..

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM