A segunda chance


“- Tá bem, Fernanda, mas essas tais nanopartículas são tóxicas ou não?”
“- E esse negócio aí de nanotecnologia, serve pra quê, afinal?”
“- Mas…. com o que você trabalha, mesmo?”

Eis algumas das perguntas que tenho ouvido ao longo dos últimos 6 anos quando falo que trabalho com nanotecnologia. Embora seja um assunto muito em voga, poucas são as fontes de informação acessíveis e confiáveis que levam a nanotecnologia para o grande público – em especial no que diz respeito às suas aplicações na área da saúde. Eu acredito que as pessoas tem o direito de saber. Por isso, vinha pensando num meio de popularizar o assunto há um bom tempo.

A primeira chance que tive foi um convite que recebi da professora Sílvia Guterres e da professora Adriana Pohlmann, orientadoras do grupo de pesquisa do qual faço parte, feito em 2007:
“- O que você acha de escrever um artigo sobre nanopartículas na terapêutica para a Ciência Hoje?” “– Que legal, quero tentar!“. O resultado está linkado aí ao lado (e deu um trabalhão, porque precisei aprender a escrever no estilo jornalístico, o que é excitante, mas nada fácil para alguém tecnicista como eu).

Foi em abril desse ano que tive a segunda chance, por causa de alguns eventos muito tristes que ocorreram na minha vida – um deles foi um procedimento cirúrgico que me tirou de circulação por um mês e meio. O tempo que eu tinha de sobra poderia ser usado por mim para fins de autocomiseração. Preferi usá-lo para aprender a criar e gerenciar um blog de ciências, uma ideia que já vinha rondando meus pensamentos. Assim nasceu o Bala Mágica, de forma meio certinha e marrenta até (é só conferir os primeiros textos) – mas com uma linguagem que foi se tornando mais suave ao longo do tempo e, depois de adquirido um certo grau de confiança, com algumas estabanadas tentativas de adicionar humor à conversa – basicamente, o reflexo de alguém tímido, mas que gosta de fazer amigos, embora nem sempre saiba como.

É por isso que o fato do Bala Mágica, com menos de 6 meses de vida, ter sido lembrado por vários blogueiros de ciência (meus pares!) na votação do prêmio ABC é considerado por mim como um presente devido à história de como tudo começou, como uma honra grande por estar no mesmo grupo de tantos blogs bacanas, alguns dos quais sou leitora assídua – vide blogroll ao lado – e, por fim, como reforço da responsabilidade e do compromisso que assumi em divulgar ciência.

Pela confiança, muito obrigada.

Discussão - 4 comentários

  1. Joao disse:

    Fernanda:Parabens. Voce merece. Lamento a questão da cirurgia, que não sabia, mas quer parecer-me que deu a volta por cima.
    Em 6 meses ja ganhou seu primeiro prémio de blogger. Invejaaaaaa. 🙂

  2. Parabééééééns!!!Super merecido teu blog estar entre os finalistas. Sou fã do Bala Mágica 🙂

  3. @Joao @ciencianamidia (Tati)
    Obrigada pelo carinho de vcs, saibam que tanto o Crónica quanto o Ciência na Mídia receberam o meu voto nessa premiação.
    Joao, sobre a sua pergunta a respeito da entropia na nanoescala (que não é assunto banal, porque há mesmo particularidades quanto à termodinâmica de nanoestruturas), estou lendo o artigo usado como ref na reportagem. Logo, logo dou uma resposta, ok?
    Abração,
    Fer

  4. Letícia disse:

    Oi Fer,
    parabéns pelo prêmio TopBlog. Mereces muito esse reconhecimento! Realmente o teu blog esta cada vez melhor...Te desejo tudo de bom!
    Bjos,
    Lê Cruz

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM