‘O Segredo’

Isso é para eu nunca mais subestimar o poder da perseverança, da força de vontade e da criatividade humana: quando já estava achando que os homens de marketing tinham extinguido todas as possibilidades de vender gases intestinais a preço de ouro, eis que minha fé no poder infinito da associação entre ganância e estupidez é restaurada por esta jóia da filosofia moderna: O Segredo por Ana Maria Braga.

É por essas e outras que me pego torcendo pelos marcianos toda vez que releio A Guerra dos Mundos.

A falácia por trás de ‘O Segredo’ e da tal da lei da atração já foi exposta várias vezes; a melhor de todas as exposições que conheço é esta aqui, da revista Salon (o site pede que você assista a um pequno comercial antes de chegar ao texto, mas vale a pena). Em resumo, a idéia de que os pensamentos de uma pessoa “atraem” o que acontece com ela tem dois grandes problemas:

  1. Um é o chamado “paradoxo da prece”, estipulado há séculos por Voltaire: se eu rezo pedindo chuva e meu vizinho reza pedindo sol, como poderemos ser os dois atendidos? Em termos de ambições humanas, o fato é que só existe um campeão da Copa do Mundo, um recordista mundial dos 100 metros, um presidente da Coca-Cola, 10 mil vagas na Fuvest (para 37 mil candidatos na 2a fase) e uma pessoa no seu emprego — você. Se todo mundo que quer essas coisas usar ‘O Segeredo’, o que acontece?
  2. Transforma vítimas em culpados. Um exemplo extremo usado pelos críticos da “lei da atração” é o Holocausto: seis milhões de judeus “atraíram” o nazismo e as câmaras de gás com seus pensamentos negativos…

Claro, uma atitude positiva ajuda, se uma pessoa não tem convicção no que está fazendo ela tenderá a render menos, etc., etc. Mas isso são obviedades, e se forem tomadas como uma receita completa de sucesso, distorcem por completo as noções de possibilidade, responsabilidade e causa e efeito.

Dizem que boxeadores miram seus golpes em um ponto atrás do adversário: assim, eles não socam o oponente, mas através dele. Isso, além de ser uma metáfora pseudo-profunda para o poder da ambição, aumenta o poder do ataque — mas se você não for um lutador treinado e bem-preparado, só essa técnica não ajudará em nada na hora de enfrentar o campeão…

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM