O disco voador e a verdade irrefutável

Saiu mais uma notícia sobre avistamento de óvni. O despacho da AP tem o mérito de ouvir uma fonte que entende um pouco do asunto (um major da Força Aérea americana) mas, dada a queda por conspirações dos entusiastas de discos voadores, isso não vai ajudar muito…

Esta é, aliás, uma das marcas da subcultura dos óvnis e, também, de outras subculturas tidas como bem mais respeitáveis, como a do marxismo e a da psicanálise: toda confirmação de suas crenças as confirma; todo desmentido, também. Isso é jogar epistemologia com dados viciados.

No caso dos óvnis, o mais interessante é o argumento do apelo à ignorância: “Havia algo no céu. Como você sabe que não era uma nave alienígena?”

Ok, eu não sei, não com certeza absoluta. Mas como você sabe que era? Que não era uma ilusão gerada pela Matrix, um Anjo do Senhor, um pedaço de lixo espacial ou um balão meteorológico?

Pessoas vêem coisas estranhas no céu há milênios, e interagem, ou imaginam interagir, com formas sobrenaturais (demônios, fantasmas, ETs, anjos) há milênios, também.

O fato de os fenômenos serem todos muito parecidos, e apenas a explicação mudar conforme muda a “cultura pop” de cada época, sugere que o que temos é apenas ignorância travestida de explicação.

Mas, então, o que são os óvnis, de verdade? Eu sugeriria que cada caso é um caso: não existe uma explicação geral. O qe talves possa ser passível de explicação em termos amplos é por que as pessoas sempre buscam encaixar o que não entendem dentro das expectativas de sua cultura e sociedade. Ou: para quem tem um martelo, tudo parece prego.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM