Eis que o Vaticano quer uma estátua de Galileu…
É o que dizem algumas notícias publicadas no mês passado. Depois de Joana D’Arc ter sido condenada por bruxaria, queimada na fogueira e então canonizada, isso não deveria supreender ninguém: o potencial para hipocrisia e cara-de-pau da Igreja é algo que atravessa os séculos.
Só para lembar, no entanto, um rápido histórico da posição dae Igreja quanto à estrutura do sistema solar:
A idéia de que a Terra gira em torno do Sol foi combatida por três papas: Paulo V e Urbano VIII, que perseguiram Galileu, e Alexandre VII, que assinou, em 1664, uma bula proibindo os católicos de ler “todos os livros ensinando o movimento da Terra e a estabilidade do Sol”. A medida só foi revogada em 1835, quase 200 anos mais tarde.
Parece haver alguma controvérsia sobre se a bula de Alexandre VII não estaria coberta pela infalibilidade papal, o que torna a coisa toda ainda mais bizarra…
Falando em hipocrisia e infalibilidade, Bento XVI fez um pouco de relações públicas com vítimas de abusos sexuais nos EUA, inclusive com críticas à atuação da hierarquia católica no caso, mas não há notícias de que o cardeal Bernard Law, que fez, durante anos, vistas grossas às atividades de um padre ‘seral-rapist’, tenha sido incomodado em sua aconchegante aposentadoria no Vaticano…
Discussão - 0 comentários