Eis que o Vaticano quer uma estátua de Galileu…

É o que dizem algumas notícias publicadas no mês passado. Depois de Joana D’Arc ter sido condenada por bruxaria, queimada na fogueira e então canonizada, isso não deveria supreender ninguém: o potencial para hipocrisia e cara-de-pau da Igreja é algo que atravessa os séculos.

Só para lembar, no entanto, um rápido histórico da posição dae Igreja quanto à estrutura do sistema solar:

A idéia de que a Terra gira em torno do Sol foi combatida por três papas: Paulo V e Urbano VIII, que perseguiram Galileu, e Alexandre VII, que assinou, em 1664, uma bula proibindo os católicos de ler “todos os livros ensinando o movimento da Terra e a estabilidade do Sol”. A medida só foi revogada em 1835, quase 200 anos mais tarde.

Parece haver alguma controvérsia sobre se a bula de Alexandre VII não estaria coberta pela infalibilidade papal, o que torna a coisa toda ainda mais bizarra…

Falando em hipocrisia e infalibilidade, Bento XVI fez um pouco de relações públicas com vítimas de abusos sexuais nos EUA, inclusive com críticas à atuação da hierarquia católica no caso, mas não há notícias de que o cardeal Bernard Law, que fez, durante anos, vistas grossas às atividades de um padre ‘seral-rapist’, tenha sido incomodado em sua aconchegante aposentadoria no Vaticano…

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM