Lei Forte dos Números Pequenos

Acho que todo mundo que já fez teste de QI já encarou um problema do tipo “qual o próximo número desta seqüência?”. O fato, no entanto, é que essa é uma pergunta capciosa, por conta da Lei Forte nos Números Pequenos, que diz: “Não há números pequenos suficientes para dar conta do que se exige deles”, ou: muitas seqüências começam parecidas e divergem alguns termos adiante.
Por exemplo: 2, 4, 6, 8… parece ser a seqüência dos números pares, mas de acordo com a Enciclopédia Online de Seqüências de Números inteiros, existem pelo menos 552 (!!) seqüências que contêm esse fragmento, e em nem todas o próximo termo é 10.

Discussão - 4 comentários

  1. glommer disse:

    Passei por uma situação similar dia desses. Precisava cadastrar uma senha, dessas bobinhas que você nunca mais vai usar, e a atendente disse que não podiam ser 4 números repetidos, nem uma sequência.
    Eu digitei 2 3 5 8, e a senha era válida. Aí comecei a reclamar com ela (de brincadeira, é claro), dizendo que 2 3 5 8 era uma sequencia, então não deveria valer.
    Enfim...

  2. Kim disse:

    No filme Contato, os aliens enviam como "Olá, mundo!" os números primos até 101, que foi colocado como impossível de ser uma fonte natural e mostra contundente de inteligência na mensagem.
    Se o próximo número fosse 113, como explicaríamos esse ponto fora da curva? Diz o site que é a seqüência de primos com no máximo dois dígitos diferentes (http://www.research.att.com/~njas/sequences/A030291), mas seria tomada pelos humanos como... como aliens bem burros.
    E fiz um teste desses hoje, estou puto com a antice toda e querendo que psicólogos medidores de fator G desexistam.

  3. Patola disse:

    Para Kim: quando você fala em "dígitos" você já passa a considerar uma variável nova, o sistema decimal, e aí os aliens teriam que ter conhecimento prévio sobre o sistema de numeração do destinatário... Tudo bem, no filme os aliens até tinham pois haviam captado as nossas emissões eletromagnéticas, mas aí tira a neutralidade da mensagem.
    E quanto à revolta com os psicólogos medidores do fator G: compartilho o mesmo sentimento.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM