Papagaio telepático?

O conceito de telepatia tem vários problemas, sendo um deles o consumo de energia para gerar um sinal inteligível (como o físico Milton Rothman já escreveu, se o cérebro tivesse a potência necessária para gerar um forte sinal de rádio, a cabeça brilharia como um lâmpada acesa). Isso não significa, claro, que o assunto não deva ser estudado: e eis que Rupert Sheldrake acaba de publicar um paper online sobre um experimento telepático entre uma mulher e… um papagaio!
Sheldrake informa resultados positivos, mas obviamente há motivos de sobra para ceticismo: por exemplo, o teste envolvia ver se o papagaio diria uma certa palavra-chave quando a dona tentasse lhe transmitir uma certa imagem via mensagem mental — havia “n” palavras correspondendo a “n” imagens, uma a uma  — mas as ocasiões em que o papagaio não disse nada, ou disse algo que não era uma palavra-chave não foram contadas: Sheldrake só contou como “erros” quando uma palavra-chave era dita sem corresponder à imagem correta. Eu acho que deveria ter contado tudo que não fosse uma palavra-chave certa como erro, mas isso é só a minha opinião.
Se aceitarmos o método de contagem de Sheldrake, no entanto, a probablilidade de o papagaio ter acertado o que acertou por puro acaso é de 1 em 4.000. Como alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias, seria bom repetir o teste umas 4.000 vezes, só por via das dúvidas. Voluntários? 

Discussão - 5 comentários

  1. Carlos disse:

    Sem dúvida. Vejo cada vez mais que as pessoas (mesmo pesquisadores, às vezes) não se dão conta dos casos "negativos" e dão valor excessivo aos "positivos", por exemplo esse diálogo: "ah, isso sempre acontece...
    Quantas vezes você já viu acontecer?
    Bem, duas!
    E quantas não aconteceu?
    Não sei.
    Mas penso que este autor tenha dado uma explicação muito boa para ignorar essas informações negativas... será que é possível?
    Boa observação sua!

  2. João Carlos disse:

    Ooops!... Testes de "telepatia" com animais?... Fala sério!... Meus cães davam o alarme quando uma pessoa da família entrava (de carro) em um raio de 500m de minha casa, em Araruama... "Telepatia"?... De modo algum! Faro, audição em freqüências mais altas e trocentas outras explicações sem nada de "paranormal" envolvido...
    Pombas, gente! Eu sou um macumbeiro crédulo, mas há um limite aceitável para a estupidez...

  3. cretinas disse:

    Olha, João, concordo em essência com você. Mas, curiosamente, o Sheldrake ainda é levado a sério por algumas pessoas... Então achei legal chamar a atenção para esse novo "desenvolvimento" e apontar a falácia mais provável do experimento.

  4. Ulisses Adirt disse:

    Não importa se a pesquisa foi séria ou não, se a pesquisa foi válida ou não. Fazer a pesquisa utilizando uma mulher e um papagaio já é introdução para umas 4000 piadas.

  5. Igor Santos disse:

    Eu já convenci um amigo meu que podia comandar qualquer cachorro vadio, dizendo "ME ATAQUE!" meio segundo antes do bicho começar a correr atrás de mim.
    Linguagem corporal? Sim.
    Telepatia? Não!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM