Os neandertais e a História da Salvação
Uma edição recente da National Geographic traz um belo dossiê sobre o homem de neandertal e que me trouxe uma associação meio maluca de idéias: afinal, como um ramo extinto do gênero Homo se encaixa na visão cristã da história da humanidade?
O cristianismo, afinal, tem uma chamada “História da Salvação“: como a humanidade “caiu”, foi salva por Cristo e, em algum momento do futuro, após a “consumação dos tempos”, voltará a viver num paraíso terrestre, em corpos superpoderosos ressuscitados.
Mas o homem de nandertal também era, ao que tudo indica, racional, capaz de fazer escolhas morais, criado à Imagem e Semelhança do Criador… e desapareceu antes que o drama da salvação se desenrolasse; a “consumação dos tempos” veio antes para ele.
O que isso significa? Que os neandertais nunca “caíram” e já foram arrebatados, em estado de graça, para o Paraíso? Que, se caíram, o Cristo deles veio mais cedo? Que Deus criou uma humanidade paralela só para abandoná-la e trocá-la por nós?
Para onde foram as almas dos neandertais?
Discussão - 24 comentários
Segundo a mitologia cristã, quem viveu antes da vinda de cristo não pode ir ao céu, mas fica num passo antes, um lugar bom tmb mas que não é pleno, se não me engano é o limbo. Talvez os neandertais sejam mandados para lá.
Mas lembre-se que a pouco tempo os negros "não tinham alma", e por isso podiam ser escravizados. Conveniente, não?!
e as mulheres até o concílio de trento (se bem me lembro das aulas de história) também não tinham alma...
mas a mitologia cristã, como diz o próprio nome é apenas uma mitologia. estória e não história. aliás, um belíssimo texto. gosto particularmente do livro de naum.
mais uma coisa interessante sobre a igreja é que ela achava que o trítono (acorde de quarta aumentada) era coisa do capeta pq é bastante dissonante.
"Para onde foram as almas dos neandertais?
"
Encarnaram nas plantas!
O deus neandertal os fez à sua testuda imagem e semelhança, os salvou com um messias sobrancelhudo e os recolheu num juízo final próprio.
Pronto.
Nunca foi cientificamente provado que o homo neanderthalensis é o espécime mais próximo do atavismo humano. E nem o de Cromagnon.
Os antropólogos estão sempre confusos com a teoria do evolucionismo, pois os achados arqueológicos desmentem Darwin.
Portanto, nada se sabe de fato e o darwinismo nunca deixou de ser uma teoria fantasiosa, hoje de assertivas cada vez mais remotas.
Mas para se falar de salvação e paraíso cristão é preciso mais do que ironia. É necessário estudar premissas e postulados de homens sábios e sérios. Principalmente desenvolver a sensibilidade para poder distingüir o que seja alegoria e simbolismo do entendimento literal das escrituras.
Sugiro estudar obras esotéricas de grandes pensadores ou a ficar eternamente a não entender as religiões, como as massas incultas.
E não confundir a sabedoria do esoterismo com essa bandalheira de pseudo por aí.
@Carlos Magno, já vi você comentando num outro blog sobre o positivismo de Augusto Comte.
Você não acha que ideologias exotéricas estão ligadas ao segundo estado da evolução intelectual, mesmo que inadmissível?
Oi, Fabíola:
Acho que o esoterismo, que é a relação do oculto com o externo, e não exoterismo que é uma relação mais divulgada de simbolismos e literatura mais popularizada, não está ligado a nenhum escalão da intelectualidade inadmissível.
O esoterismo não é religião e nem filosofia, mas está presente em ambos e nos enigmas da criação. É indissociado da vida desde que o mundo é mundo.
Para entender-se o esoterismo é necessário não compará-lo a nenhuma corrente do pensamento intelectual, pois são coisas que nem sempre se combinam.
Entretanto, há intelectuais que trazem nas almas a luz do esoterismo e trabalham o aspecto intuitivo sobre formas, símbolos e situações comuns. Como há cientistas iniciados nos mistérios.
Hahahaha
Como sempre muito abalizado, Igor.
Parabéns!
E lá vem ele de novo...
Como dizia um professor meu "acreditar você acredita em Deus, isso aqui é Ciência".
Agora, apertem os cintos.
"Cientistas iniciados nos mistérios..."
Daqui a pouco vai vir falando que sonha em transformar chumbo em ouro e que o caminho real é a Gnose.
E, claro, reclamar por vir expôr idéias que contradizem qualquer cientista que dê o mínimo respeito ao Método, e ser contrariado.
Agora sim: apertem os cintos.
A melhor parte é essa: É necessário estudar premissas e postulados de homens sábios e sérios.
Obviamente, ele é quem decide quem são os sábios e sérios.
Igor, adoro mulheres, e achei as ponderações da Fabíola interessantes.
Você o o Gabriel precisam ainda pastar muito nessa vida. Pensam que sabem muito.
Os antropólogos estão sempre confusos com a teoria do evolucionismo, pois os achados arqueológicos desmentem Darwin.
AHUEHUAhueHAuHEUAhUEHAUheUAhuEHAUheUAhuEHAUheUAHuEHAUheUHAueHUAheUHAuEHUAheUHAu
GET A LIFE!
Cada dia um nome, agora virou "Teoria do Evolucionismo"... HAuheuhauh
Bicho, como é que você tem a cara-de-pau de ainda disseminar mentiras tão gritantes, como repetir o mantra que os achados arqueológicos (e os paleontológicos?) desmentem Darwin? Vou pedir só uma coisa: substancie sua pretensa informação. Diga QUAIS achados o desmentem. Por acaso foi achado um coelho numa camada geológica do cambriano? 😀 O ÔNUS DA PROVA É SEU, não se esqueça. Afinal, tanto Evolução quanto a Seleção Natural já estão mais do que provados por dezenas de milhares de evidências independentes, do DNA à ontogenia.
Patola:
Você nunca me enganou. Esse seu zurro ornejante é a prova mais cabal de que a seleção natural de Darwin realmente avançou...mas somente até você.
Rapaz, é incrível! Gostaria de saber o tamanho de sua boca e de seus dentes. Você permite que eu tire fotos e mande para o Guiness? Vamos ganhar dinheiro, cara!
O darwinismo nunca provou nada, seu orelhudo, a prova é que a isso se chama A TEORIA DA EVOLUÇÃO!
Onde está o elo dos hominídios com o homem moderno? Já leu sobre os achados do Homem da Galiléia?
Pois é, ali se demonstra que a fantasia de Darwin está recuando nos milênios, daqui a pouco terá 7 bilhões de anos, batendo com a idade do planeta. E quéde o elo?
carlos magno - exemplo de arrogancia e prepotencia
Gente, por favor.
Discutir é bom, testar nossas idéias contra as dos outros é saudável, ironia e sarcasmo são o molho que dá sabor à retórica, etc, mas grosseria, por favor, não.
Cretinas.
Desculpe-me, você está certo.
Mas veja só como há certos comentaristas (e blogueiros) que necessitariam de uma séria reciclagem. Quando os coleguinhas elogiam, eles inflam feito balão de festa.
Então, julgando-se os tais do conhecimento, atacam e desdenham religiosos e esotéricos. Mas quando são contestados com argumentos sólidos pulam mais do que pipoca e baixam o nível de forma deprimente.
Depois se fazemn de vítimas.
Abraços Cretinas.
Não, eu não vou dizer, mas asseguro que faço uma boa idéia de para ode foram os espíritos do Neandethal... 😉
Carlos, vc podia mandar um link ou algum material desse Homem da Galiléia?
Pq digito no google e não acho (só acho sites cristãos falando de Jesus).
Rafael:
Pesquisei o assunto num livro que me foi emprestado, de titulo qualquer coisa como "Criticism on Studies of the Darwinism"
O autor acho que era David Hill. Refere-se aos achados arqueológicos de 1987 nas cavernas de Qafzeh e Kebara no Monte Carmelo, e mais tarde no Sítio da Galiléia.
Se Neandertais existiram, se eram "uma humanidade", então foram pro limbo; senão, eram bichos e viraram purpurina cósmica; se não existiram, então os fósseis são de humanos muito cabeçudos, e, como humanos não salvos, foram pro limbo.
Agora só resta determinar a probabilidades de que os fósseis, métodos de datação, etc., sejam apenas fraudes, e a probabilidade de eles serem bichos e não humanidade. Alguém com uma resposta pronta?
Kim:
Não há como provar o que nunca foi provado.
E o "se" vai continuar a servir a quem deseja que o "se" seja o "elo".
Ou seja, a TEORIA da qual derivaram quinquilhões (ou quinquilharias)de teorias é o castelo de areia que virou de cristal para quem deseja que ele seja de cristal.
Nós, humanos, temos a mania de endeusar o vinagre e desprezar o vinho.
parece q + alguem aqui andou faltando as aulas de portuges
100 contar biolojia, fisica, cimica, matemateca, hestoria
mas vo le livro em ingles q miguinho bruxo meu impresta pq se ele ta vivo e pq sabe vive
hueheuheuhe
Muito bem levantada a questão, já sei que a resposta será ignorar a existencia dos neandertais, os reduzindo a equivoco dos "doutores ateus", rsss, que não abrem suas mentes para "teorias" alternativas e ignoram importantes descobertas que contrariam Darwin.
Como escreveu um colega antes, a fé é uma coisa e ciencia outra.