Quadrados mágicos

Umquadrado mágico é um diagrama que dispõe números num quadrado de form que  soma das linhas, colunas e diagonais é uma constante. Um dado curioso é que a constante (chamada “constante mágica”) depende da ordem do quadrado, definida como o número de números — com o perdão da redundância — em cada linha ou coluna. Por exemplo, todos os 880 quadrados mágicos 4×4, ou de quarta ordem, somam 34.
Só existe um conjunto de números que gera um quadrado mágico de terceira ordem, ou 3×3: 8,1,6,3,5,7,4,9,2.  Claro, é possível construir mais de um quadrado a partir desses números, por meio de permutações. A “constante mágica”, nesse caso, é 15.
 O teclado de uma calculadora comum é quase um quadrado mágico: as duas diagonais somam 15, assim como a coluna central.
Há algoritmos para a construção de quadrados mágicos, alguns já implementados em páginas da internet. O chamado “método siamês” para a construção de qudarados mágicos é explicado aqui.

Discussão - 1 comentário

  1. Júlio disse:

    Qual a relação de quadrados mágicos com sudoku? São bem parecidos de certa forma. Alguém conhece algum algoritmo pra criar um? já tentei pensar um bocado mas não cheguei a nenhuma conclusão boa o bastante...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM