Feliz Newtal!

Esta época do ano sempre foi de festas para povos da Europa, mesmo antes do nascimento de Jesus. Os romanos celebravam a Saturnália; os bárbaros germânicos, o Yule. Sob um  ponto de vista secular, o Natal é apenas mais uma das várias celebrações que, no Hemisfério Norte – da onde tiramos isto que chamamos de civilização – coincidem com o início do inverno.

 

Antes das pessoas notarem que o Sol é um fenômeno natural, não um deus cheio de ciúmes e caprichos, o inverno chegava envolvido num forte misticismo. Daí, a riqueza e antigüidade dos velhos festivais.

 

Aliás, como não se sabe o dia em que Cristo nasceu, especula-se que o 25 de dezembro foi escolhido para o Natal para bater com as festas antigas. Assim, as pessoas poderiam largar o deus-sol sem abrir mão dos presentes e da comilança.

 

O Natal não é a última festa a se apropriar da data. Há também o “Newtal”, homenagem ao cientista  Isaac Newton, nascido em 25 de dezembro de 1642. A árvore de Newtal é uma macieira, porque a lenda diz que Newton pensou na Lei da Gravidade quando uma maçã lhe caiu na cabeça.

 

Ninguém precisa ser cristão para celebrar o Newtal. É uma vantagem. Mesmo assim, não creio que ele vá substituir o Natal tão cedo (e nem tão tarde).  Mas seria legal se todos se deixassem tocar pelo espírito de Newtal: mais descobertas, mais inteligência e idéias novas, menos tradicionalismo e preconceito. Eis meus votos para 2009.

Discussão - 6 comentários

  1. Sandra disse:

    Gostei, quem sabe no ano que vem... Seu blog foi uma feliz descoberta neste ano. Me divirto lendo os textos e as considerações. Tomara que seu 2009 seja um bom ano para você.
    Abraços!

  2. Lucas disse:

    Na Wikipedia e em vários outros sites diz que ele nasceu em 4 de janeiro de 1643 (o Isaac Newton).

  3. cretinas disse:

    Oi, Lucas! A diferença é de calendário: quando Newton nasceu, a Inglaterra ainda usava o Julianao, e a data é 25/12. Mas boa parte da Europa já havia adotado o calenmdário moderno, ou Gregoriano, onde o dia corresponde a 4/1.

  4. Igor Santos disse:

    Eu nunca consegui entender como o nascimento de Jesus foi seis dias antes do início do calendário inagurado por esse mesmo evento.
    Nem nos tempos que eu acreditava e aceita isso como verdade eu conseguia fazer sentido desse fato...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM