Dissonância cognitiva

O Felipe do Ciência e Psicologia que me desculpe, mas vou invadir um pouco a sua praia com um comentário sobre o recente desmoronamento do teto do templo da Renascer em São Paulo. Questões de responsabilidade civil e/ou criminal à parte, o fato é que a reação dos fiéis revela um “textbook example” de tudo que há de errado, epistemologicamente, com crenças religiosas em geral, a saber, o fato de que toda evidência, mesmo evidência negativa, confirma a crença, a priori.
O pior, a evidência negativa muitas vezes reforça a crença, como mostrou Leon Festinger em seu estudo sobre um culto de adoradores de óvnis que se tornou ainda mais fervoroso depois que a profecia da salvação por discos-voadores não se cumpriu.
 O sociólogo Rodney Stark, que tenta interpretar os fenômenos religiosos com o uso de ferramentas desenvolvidas pela economia, se refere às religiões como relacionamentos comerciais entre seres humanos e um provedor de mercadorias que tem um estoque infinito.
Dízimos, cultos, regras de comportamento, a morte de parentes e amigos, etc., são o preço que as pessoas pagam para ter acesso a esse provedor — mais ou menos como a anuidade do cartão de crédito, ou a taxa de estacionamento do shopping. O modelo faz sentido, na medida em que explica muita coisa do comportamento religioso, incluindo a tolerância dos fiéis para com as aparentes malcriações do comerciante do céu.

Discussão - 3 comentários

  1. Carla disse:

    Diálogo ouvido numa loja, dias atrás:
    - Diz que a menina que morreu era bem rebelde, até que começou a ir na Igreja.
    - É, ouvi falar também. Ainda bem que ela se converteu, se não teria morrido sem paz.
    Dissonância cognitiva total.

  2. Andrei disse:

    Li num comentário do Contraditorium que uma menina disse à TV que iria juntar e doar mais do que nunca à Renascer, porque Deus tinha salvo a vida dela e do filho, já que eles não morreram no desabamento.

  3. vitor enio disse:

    se não tivesse se convertido, não estaria no templo. se não estivesse no templo não teria morrido!
    ¬¬ incrível! e sobre o comentario de baixo: então eu vou abrir uma igreja, um tempo depois eu vou contratar um atirador pra descarregar uma ak-47 dentro da igreja. os que não morrerem foram salvos por Deus e vão pagar mais dizimos a "Deus" !! aleluiua....
    [desculpe a grosseria, mas é um desabafo]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM