Paradoxo de sexta (20)

Completamos a segunda dezena! É quase um semestre de paradoxos…
Quanto ao da semana passada, a situação foi bem analisada em um dos comentários do Kitagawa: uma vez aceito o raciocínio de que o exercício não pode acontecer em nenhum dia, não importa do dia em que ele ocorra, será uma surpresa!
Seria um caso em que a lógica derrota a si mesma? Não. Mas é um lembrete importante de que, quando quem faz uma afirmação tem mais informações sobre o que está falando do que você (por exemplo, o governo sueco sabia que o exercício ocorreria, digamos, na terça-feira), é arriscado tentar tirar conclusões com base apenas em processos dedutivos. Ou: a razão pura não basta, é preciso também ter “hard facts”.
O desta semana é o Paradoxo da Expectativa de Vida. É assim: a expectativa de vida no Brasil era, em 2005, de pouco mais de 71 anos — na média entre homens e mulheres, mas todos sabemos que a expectativa das mulheres é maior que a dos homens. Na verdade, a do sexo masculino é de 68 anos.
Mas aposto que todos os leitores deste blog conhecem homens com mais de 68 anos (talvez sejam homens com mais de 68 anos!). E não se trata de aberração estatística: o próprio IBGE estima que um homem de 71 anos — na “marca do pênalti” da expectativa de vida oficial brasileira — tem, em média, mais 13 anos pela frente. E um homem de 80, não apenas mais 4, mas mais uns 9.
Essa conta simplesmente não fecha. O que está acontecendo de errado aqui?

Discussão - 6 comentários

  1. Blog Mallmal disse:

    Simples... Essa é a expectativa de vida no nascimento. A cada ano vivido a expectativa de vida aumenta, pois você já faz parte do grupo que "escapou" e não do que "puxa a média pra baixo"...

  2. Ricardo C. S. disse:

    Os universos, nos quais as contas são baseadas, são diferentes : )

  3. João Carlos disse:

    Um dado, usado pela justiça do Estado do Rio de Janeiro, é mais estranho, ainda: a expectativa de vida de uma pessoa do sexo masculino, no estado, é, em média, de apenas 38 anos!
    Isso, na verdade, quer dizer que muitos morrem muito jovens (principalmente nas camadas menos favorecidas da população). Na medida em que se consegue alcançar uma faixa etária maior, a expectativa de vida fica igualmente maior, em média.

  4. Blog Mallmal disse:

    Simples. Essa é a expectativa de vida no momento do nascimento. Ela tende a subir com os anos, conforme permanecemos no grupo dos "levantadores da média" e saímos do grupo de "abaixadores da média".

  5. Roberta disse:

    Isso, para mim, é uma questão puramente estatística. Veja que falou-se de média. Quando falo que a espectativa de vida da população masculina brasileira é em média 68 anos, tenho como universo amostral todos os homens existentes no país. Entretanto, quando euestou falando em homens brasileiros com mais de 71 anos, eu estou restringindo mais meu universo amostral. Por isso, não é surpresa que a média em um caso seja diferente da do outro caso, pois estou me referindo a universos diferentes.

  6. Djones disse:

    Não se pode mesclar as duas estimativas, pois geraram um sistema linear incompatível.
    Essa estimativa leva em conta a idade atual da pessoa. Se ela tiver, como citado acima, 71 anos, sua estimativa é de viver mais 13. Já outra pessoa, com 80 anos, estima-se que viva mais 9.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM