A abdução original

Deu no Live Science: a Universidade de New Hampshire está montando uma exibição sobre Barney e Betty Hill, os primeiros abduzidos da América.
Abduções alienígenas são fenômenos interessantes, a meu ver, sob duas perspectivas: uma, a psicológica, que mostra como um mesmo tipo de experiência subjetiva é interpretada diferentemente dependendo da mitologia em que o sujeito vive — relatos de abduções, no fim, não são muito diferentes, por exemplo, das narrativas de bruxas medievais que eram arrebatadas por demônios ou, talvez a abdução mais famosa de todas, a viagem de Maomé ao céu na companhia do anjo Gabriel.
A segunda é a epistemológica: como a maioria dos fenômenos da ufologia, abduções não se prestam a uma explicação genérica, tipo tamanho único — para dirimir todas as dúvidas e examinar todas as hipóteses, é preciso estudar cada alegação de ocorrência a fundo. Como os recursos para investigação são limitados, é natural que reste um resíduo de casos que ficam sem explicação completa e/ou satisfatória.
É possível que, nesse resíduo, exista de fato o relato de alguém que foi contatado por uma civilização extraterrestre? Bom, certamente não se trata de algo tão impossível quanto, digamos, resolver o problema da quadratura do círculo com régua e compasso, mas com certeza envolve uma improbabilidade esmagadora — do tipo que requer evidências igualmente esmagadoras para ser vencida.

Discussão - 1 comentário

1. João Carlos disse:

Como dizia Sir Arthur Conan Doyle, pela boca de seu personagem Sherlock Holmes: "elimine o impossível e o que restar, por mais implausível que pareça, deve conter a verdade".
    Pelo que eu sei, a maior parte dos incidentes com UFOs registrados nos EUA encobrem segredos militares, que vão desde aeronaves (e outros equipamentos, inclusive vestimentas especiais) secretas bem americanas, até violações do espaço aéreo americano, embaraçosas demais para serem publicamente admitidas.
    Pode ser (e é um "pode" bem condicional, mesmo!...) que haja alguma verdade nesses casos de "abdução". Mas provavelmente vão cair no mesmo caso das violações de espaço aéreo.

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM