Sir Arthur Conan Doyle, 150

Eu raramente faço duas postagens no mesmo dia, mas a ocasião merece: hoje faz 150 anos do nascimento de Sir Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, do Professor Challenger, amigo pessoal de Harry Houdini, defensor da existência de fadas e descrito como o “apóstolo Paulo do espiritualismo”.
A tensão entre o frio racionalismo de Holmes e o envolvimento de Conan Doyle com o sobrenatural é uma fonte inesgotável de especulações sobre a natureza humana e a fragilidade da razão perante a dor — o escritor perdeu um filho, um irmão e dois sobrinhos na Primeira Guerra Mundial.
Seu conturbado relacionamento com Harry Houdini ilustra bem o conflito complexo entre fatos e esperanças, integridade e vontade de acreditar. Escritos autobiográficos de Houdini descrevem como Conan Doyle era parcial na análise da evidência, ingênuo diante da fraude — e, ao mesmo tempo, inteligente e generoso.
O Professor Challenger, um cientista turrão e irascível que descobre dinossauros na Amazônia (entre outras coisas) foi um personagem criado por Conan Doyle já no século 20, e protagonizou a que talvez tenha sido a primeira superprodução de ficção científica e efeitos especiais do cinema.
Além das aventuras de Holmes e Challenger, Conan Doyle escreveu muita ficção científica, histórica (seu romance Miquéias Clarke, sobre as guerras religiosas na Inglaterra, é realmente muito bom) e boxe. Assim como as aventuras de Holmes, suas narrativas de pugilismo são empolgantes até hoje.

Discussão - 2 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Eu aprendi muita palavra nova lendo Holmes quando era criança, com um dicionário sempre por perto.
    Não lembro de quem eram as traduções, mas as aventuras (tanto ficcionais quanto linguísticas) eram ótimas.

  2. Sibele disse:

    Semana passada, assisti à engraçadíssima comédia “Sherlock Holmes e eu”, de 1988, com Michael Caine e Ben Kingsley nos papéis de Sherlock e Dr. Watson, respectivamente. No filme, quem é o verdadeiro detetive é o Dr. Watson, e o Sherlock só atrapalha.
    Mas essa foi uma de inúmeras adaptações do personagem para o cinema.
    E está para ser lançada uma nova adaptação cinematográfica do personagem mais famoso de Sir Arthur Conan Doyle, com Robert Downey Jr. como Sherlock Holmes e Jude Law como o Dr. Watson. Só que a previsão de lançamento no Brasil é para janeiro de 2010... 🙁

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM