Fly me to the Moon…

Às vésperas dos 40 anos do primeiro desembarque humano em outro corpo celeste, a Nasa dá os primeiros passos para levar astronautas de volta à Lua. Já estão na órbita lunar as sondas LRO e LCROSS, que têm por objetivo fazer prospecção de locais e recursos para futuro uso dos astronautas.
O curioso é que a meta de retorno à Lua é polêmica, mesmo entre os entusiastas da exploração espacial. O povo da Mars Society, por exemplo, tende a considerar a Lua um beco sem saída, já que uma população humana na Lua jamais será autossuficiente, algo que Marte talvez um dia venha a ser. Um dos motes da Society é exatamente “se você quer ir a Marte, vá a Marte”.
Já outra ONG que faz lobby pela exploração do espaço, a Planetary Society (e você achando que só os ambientalistas eram assim tão bem organizados, hein?) apresentou uma proposta de programa espacial chamado, exatamente, “Beyond the Moon” (“Além da Lua”).
Eu, de minha parte, até concordo que, se o objetivo é ir a Marte, a Lua é um estágio meio bobo no meio do caminho (entre outras coisas, é mais econômico lançar foguetes para a Lua de Marte que da Terra). Mas confesso que gostaria de ouvir a frase “A Altair pousou”, vinda do polo sul lunar, em algum momento da próxima década.

Discussão - 2 comentários

  1. Bianca disse:

    Ir a Marte seria muito legal, mas haja comida, água, ar, e resistência física pra ir e voltar. Nem se compara a escalar o Everest em riscos e dificuldades, principalmente financeira, sem ter retorno além de um "Huston, não tem nada aqui também, câmbio". 😀

  2. cretinas disse:

    Oi, Bianca!
    Na verdade, as propostas de missões mais recentes sugerem que os astronautas fabriquem, ar, combustível e água por lá mesmo... Quanto à questão econômica, esse é um dos principais pontos de contenda entre a turma do "Marte direto" e a do "retorno à Lua": os primeiros acham que Marte pode dar lucro no longo prazo, enquanto que a Lua nunca será mais que uma espécie de câmpus universitários avançado.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM