O poder do pensamento negativo

A expressão “bobo alegre” acaba de ganhar um certo nível de respaldo científico: cientistas australianos encontraram uma correlação entre tristeza, mau humor e pensamento crítico — ou, em outras palavras, é mais fácil enganar gente feliz.
Outro dado surpreendente do estudo é o de que pessoas mal-humoradas tendem a tomar menos decisões baseadas em preconceito de credo ou raça. Para os efeitos do estudo, “mau humor” e “bom humor” foram induzidos por meio de vídeos e de exercícios de memória, tipo pedir ao voluntário que se lembrasse de um episódio triste de sua vida.
Claro, é possível que eu só esteja noticiando isso para justificar a minha ranhetice atávica. Mas o trabalho australiano viu algumas vantagens do bom humor: Ele parece promover criatividade, flexibilidade e cooperação. O problema é ficar tão flexível e cooperativo a ponto de entregar a carteira ao primeiro self-help guru que aparecer, claro.
Falando em self-help guru, estou lendo um livro muito divertido dos anos 50, Spiderweb, Escrito por Robert Bloch, o mesmo autor do romance que inspirou o filme Psicose.
Como boa parte da ficção popular americana daquela década, o livro é uma narração em primeira pessoa e gira em torno das aventuras de um criminoso profissional — só que, no caso, o criminoso em questão é um psicólogo que vive de explorar e chantagear os clientes. Ele tem um programa de aconselhamento no rádio e escreveu um livro de autoajuda, um best-seller chamado YOU. Aspirantes a estrelas de cinema jogam-se em seus braços, etc.
Fico imaginando se a turma d’O Segredo não leu Bloch. E como não há, mesmo, nada de novo sob o Sol…

Discussão - 4 comentários

1. Migosrs disse:

Não sei se é por esse lado. Eu sou considerado mau humorado pelos outros, mas eu acho porque sou insatisfeito.
    Eu acredito que essas pessoas "felizes" são pessoas conformadas, que têm a tendência em aceitar atitudes ou opiniões para, por exemplo, não entrar em uma discussão ou porque outra pessoa está mais capacitada a decidir por elas.

2. Joâo Carlos disse:

Eu acho que está havendo uma certa confusão entre "mau humor" e "pessimismo". É fácil para os happy-go-lucky da vida chamar um pessimista de mal-humorado.
    Um dos gênios desse "mau humor" disse: "Os otimistas acreditam que vivemos no melhor dos mundos possíveis. Os pessimistas temem que isso possa ser verdade".

3. Milton disse:

Não posso considerar a população alemã que foi enganada por Hitler e pelo nazismo como bem humorada. O bom humor não nos impede de raciocinar. Essa é a origem da expressão "bobo alegre": pensa que é alegre mas é bobo. Ser bobo e ser alegre são diferentes.

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM