Sexta-feira, 13

Esta semana tem uma sexta-feira 13! Não sei se os canais a cabo têm alguma programação especial em vista, ou se o novo filme sobre as estripulias de Jason Voorhees já chegou à tela pequena, mas para os supersticiosos, uma informação importante: de todos os dias da semana em que o 13º dia do mês pode cair, a sexta-feira é o mais provável. Na verdade, este ano, 2009, tem o maior número possível de sextas-feiras 13 no calendário gregoriano: três, em fevereiro, março e, agora, novembro.
O matemático Julian Havil escreveu um extenso artigo sobre o assunto em seu livro Nonplussed!, mas resumindo: por conta de sua regra um tanto quanto convoluta de anos bissextos, a correspondência exata entre dia da semana e dia do mês, no calendário gregoriano, se repete em ciclos de 400 anos.
Fazendo uma análise de frequência de dias da semana em que o dia 13 de cada mês cai, dentro de um desses ciclos, o resultado prevê um maior número de sextas-feiras, com 688 sextas 13 a cada quatro séculos; seguido por domingos, 687. Os dias da semana que têm menos probabilidade de carregar o número 13 são quinta e sábado (684 ocorrências cada um, a cada 400 anos).
Todo ano tem pelo menos uma sexta-feira 13. Se o ano não for bissexto, as ocorrências únicas se dão em junho, agosto ou maio; em um ano bissexto, a sexta-feira 13 única cai em junho, maio ou outubro.
O medo excessivo de sextas-feiras 13 chama-se parascavedecatriafobia, do grego “paraskevi” (sexta-feira) “decatria” (treze) e “fobia” (medo).

Discussão - 2 comentários

  1. Joey Salgado disse:

    O Zagallo, com sua predileção pelo número treze, deve adorar esse monte de sextas-feiras!
    Inté!

  2. Milton disse:

    Eu não tinha medo de sexta-feira 13 até descobirir essa palavra: parascavedecatriafobia
    Agora estou com um medo danado de pegar isso.
    É contagioso?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM