Fronteiras da Ciência
“Numa atmosfera descontraída – como numa roda de mate – cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional e pela desinformação dominante na mídia.”
Esse é o programa Fronteiras da Ciência, veiculado semanalmente na Radio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1080 AM). Uma iniciativa de um grupo de professores e alunos da comunidade acadêmica, com apoio do Instituto de Física, o Fronteiras da Ciência está ganhando cada vez mais ouvintes ávidos por temas tão variados quanto Exoplanetas e Machu Picchu, passando por discussões sobre pós-modernismo (viu, Karl?), origem da vida, inteligência artificial, entre tantas outras.
O tema do programa dessa semana é… adivinhe…. sim! Nanotecnologia. O que é nanotecnologia? O quão grande é um número como o mol? E o quão pequeno é algo nanométrico? Há produtos contendo nanotecnologia sendo comercializados hoje? E a questão da regulação desses produtos, como fica? O que tem sido feito nessa área no Brasil?
Tive o prazer de discutir sobre essas e outras questões com os professores Jeferson Arenzon e Naira Balzaretti, ambos do Instituto de Física da UFRGS, nesse Fronteiras que está imperdível. A gravação pode ser acessada aqui. Clique, ouça e opine!
Discussão - 4 comentários
[...] estou fazendo este post pois, graças a este post da Fê, descobri um novo podcast: o Fronteiras da Ciência, da rádio da UFRGS. Já escutei praticamente [...]
Ouvi o programa sobre nanotecnologia hoje. Você poderia pensar em criar um podcast também. Além de conhecimento possui uma bela voz.
Olá, Giramundo
Talvez você goste de ouvir também os episódios do Dispersando, o podcast do ScienceBlogs Brasil. Aqui vai o link: http://scienceblogs.com.br/dispersando/
Faz um certo tempo que não gravamos, mas muitos temas ainda são atuais.
.... e obrigada pelo elogio, particularmente acho estranho ouvir minha própria voz gravada, rsrsrsrs.
Abraço
[...] Nesse segundo episódio (informações sobre o primeiro episódio podem ser conferidas aqui), as discussões giram em torno dos aspectos toxicológicos, ambientais e regulatórios envolvidos [...]