O que você vê?

nanogrip.jpg
A imagem acima é linda e intrigante, não? O que você vê?
Sinceridade, hein? Bem, eu vejo uma bolinha rosa e “dedinhos” com unhas rosa pink ao redor dela (não é não?). Mas tal como as imagens artísticas anteriores apresentadas neste blog, parece mas não é! Trata-se na verdade de uma microesfera de poliestireno (diâmetro = 2,5 micrometros) rodeada por fibras de resina epóxi (diâmetro = 250 nanometros), cuja imagem foi obtida por microscopia eletrônica de varredura e posteriormente recebeu cores em programa de computador. O autor da obra (que ganhou o primeiro lugar do prêmio “Science as Art 2008” da MRS) é Boaz Pokroy, da Harvard University (USA). A imagem foi batizada de “Nano-Grip” (algo como “Nano-Agarramento”, em inglês).
Agora… dê uma olhada nessa aqui e conte-me: o que você vê?
Save Our Earth.jpg
Não brinca… você já tinha visto essa antes, na internet? Sim, ela rodou o mundo há uns dias atrás por ganhar um concurso promovido pela revista Science e pela National Science Foundation, dos Estados Unidos (aliás, quem me mostrou essa imagem foi a Isis, do Xis-Xis). Os artistas responsáveis pela obra são Sung Hoon Kang, Joanna Aizenberg e … o mesmo Boaz Pokroy, todos da Harvard University (USA). Sabe como essa imagem foi denominada? “Salve o nosso planeta. Vamos nos tornar verdes” (no original, “Save Our Earth. Let’s Go Green”). Simpatizou? Pois é, eu também. Você já deve ter percebido que a esfera verde é na verdade uma micropartícula e que os “bracinhos” ao redor dela são fibras com diâmetro nanométrico – e, da mesma forma que a anterior, esta imagem foi obtida por microscopia eletrônica de varredura e posteiormente colorizada para dar o tom artístico.
Por que a imagem da esfera “rosa” não rodou o mundo internético na época, se também ganhou um prêmio importante na área de imagens “artísticas” de ciência e é até mais bonita que a da esfera “verde”? Ora, marketing! Os autores poderiam ter colorizado a esfera de qualquer cor que quisessem, mas escolheram o verde, e não foi à toa. Ao colorizar a micropartícula de verde, a idéia dos autores foi chamar a atenção para a necessidade de cooperação entre pessoas de todas as áreas para lidar com questões ambientais, pois cada fibra poderia representar uma pessoa e todas estas juntas sustentariam a micropartícula verde, que corresponderia ao planeta Terra.
Marketing não é apenas vender produtos, mas também é vender ideias. Aposto que depois que você leu o nome dado à imagem da esfera “verde”, passou a achá-la mais interessante porque comprou uma mensagem de conscientização ambiental, não é? Vendemos e compramos idéias o tempo todo. Ninguém (nem eu, nem você e nem mesmo os cientistas) está imune a isso.

Discussão - 10 comentários

1. Claudia Chow disse:

Ah, eu gostei mais da pink, gosto mais de rosa. A verde é bonita, mas é só pra chamar ambientalistas... hehe

2. Sibele disse:

Eu gostei das duas, mas a pink é mesmo mais bonita!
    E o que eu vejo nessa imagem pink? Que finalmente o poder feminino vai dominar o mundo, hahaha!

3. Fernanda Poletto disse:

Oi, Sibele
    Veja só, pensei em algo parecido enquanto escrevia o post - com um pouco de imaginação, essa imagem poderia ser associada à proteção da mulher (seja em campanhas contra a violência à mulher ou sobre câncer de mama ou colo de útero, p. ex.). Mas acho que a ideia de conscientização ambiental ainda teria um apelo mais forte. Ah, o marketing! 😀

4. Sonia Regly disse:

Adorei seu Blog, super interessante. Vim te convidar para conhecer o Compartilhando as Letras. Te aguardo por lá.
    wwww.compartilhandoasletras.com

5. Sibele disse:

Oi, Fernanda! Pois é! Mas ambas as causas têm seu mérito, merecidíssimo! 🙂

6. Ixe... gostei mais da verde! rsrsrsrs
    Nunca fui muito fã de pink... mas o "movimento" das "maõzinhas" é bem bonito mesmo.
    Bacanérrimo o post, Fernanda.
    Abraços!

7. Fernanda Poletto disse:

Verdade, Sibele 🙂

8. Fernanda Poletto disse:

Valeu, Natália!

9. Mariana disse:

Eu sou do rosa!

10. Mariana disse:

Só não concordo com os dedinhos. Para mim parece minhoca (risos).

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM