Computação distribuída para energia limpa

logotipo computacao distribuida IBM
Pesquisadores de Harvard e IBM iniciaram o uso de computação distribuída para aprimorar células solares (fotoelétricas ou fotovoltaicas).
A estrutura do projeto é fornecida pelo World Community Grid (IBM), que por sua vez, utiliza também a plataforma BOINC.
Os pesquisadores de Harvard esperam que o projeto permita descobrir combinações de materiais orgânicos que possam ser utilizados para manufaturar célulares solares plásticas, que seriam mais baratas e flexíveis em comparação com as tradicionais células baseadas em silício.
Ao ser instalado no computador, o programa BOINC funciona como um protetor de tela* e utiliza os recursos de um computador ocioso para realizar cálculos específicos. Ao encerrar os cálculos em um bloco de informações o BOINC devolve os resultados ao servidor central e captura um novo pacote de dados que precisam ser processados. Milhares de computadores ociosos podem ajudar na computação de problemas científicos, que em uma máquina sozinha poderiam demorar dezenas (ou mais) de anos.
Iniciei os testes com o projeto e a proteção de tela apresenta as seguintes informações:

as explicações detalhadas das informações de cada gráfico estão disponíveis em
Para os leigos serve como… uma bela (e útil) proteção de tela.
Em meu computador (Intel Core 2 1.66GHZ) cada pacote de dados tem uma previsão de 17 horas de processamento. Não tenho pressa.
Via Cleantechnica
*o programa pode ser ajustado para rodar o tempo todo em segundo plano, sem roubar (muitos) recursos de processamento.