Confissões de um caçador de aliens

confissoes-cacador.jpg
Confissões de um caçador de aliens [Confessions of an Alien Hunter: A Scientist’s Search for Extraterrestrial Intelligence] é o mais recente livro do astrônomo Seth Shostak.
Seth participa ativamente no projeto SETI ( Search for Extra-Terrestrial Intelligence (Busca por Inteligência Extraterrestre)).
Shostak escreve sobre as questões práticas que estão relacionadas com essa procura:
– As sociedades alienígenas usariam uma comunicação por rádio ou por outro método mais avançado?
– Se forem mais avançadas, nós conseguiremos entender o que elas estão dizendo?
– Será seguro e apropriado responder o contato, e com qual mensagem poderemos responder?
– Terão os alienígenas evoluído para algo parecido com máquinas?

Nem sempre eu compartilho do mesmo entusiasmo por quem procura por vida inteligente fora da Terra. No entanto a interligação de temas envolvidos nesta procura é quase sempre emocionante. Desde que feita da forma mais científica possível. Quando se faz uma dosagem correta da exobiologia, surgimento da vida, transmissões de rádio por longas distâncias, desenvolvimento tecnológico de sociedades, astronomia, história do universo… só poderemos ter como resultado um bom livro.

Para os que não querem esperar por uma tradução, eu indico o livro Telegramas para Marte, de Eduardo Dorneles Barcelos.

Fonte: Amazon e eSkeptic

1. Mildago disse:

Este livro parece muito interessante, estou ansioso pela tradução.
    Questionamentos instigantes.
    Será que usam binário criptografado para se comunicar como fazemos? Pra quem não conhece o alfabeto romano, código morse pode ser confuso.
    Será que vocalizam no mesmo espectro audível que nós ou se comunicam de outras maneiras? Receber feromônios através de um comunicador de entrelaçamento quântico.
    Será que devemos interferir com um simples "Olá" e influenciar suas civilizações? Uma estória numa rádio e um balão meteorológico podem causar muita confusão.
    Será que devemos fazer um convite aberto e dar nosso endereço? Temos escopetas para nos defender de predadores mortais que só tem garras e dentes.
    Que olhar preocupado no thumbnail do primeiro vídeo... 🙂