Ácido fluoroacético (atrapalhando o ciclo)

O ácido fluoroacético é o velho ácido acético, mais um flúor. É um veneno de moderada potência. Estranhamente, nem a parte ´fluoro´ ou a ´ácido acético´ estão relacionadas com qualquer risco normal de toxicidade – ácido acético, como você verá, é fundamental ao metabolismo, e compostos fluorados não são inerentemente maus. Este é um veneno ´baseado em mecanismo´.
acido-fluoroacetico.gif
A maioria da energia na sua comida é tornada útil via Ciclo do ácido cítrico (Krebs). Algo é feito diretamente, e algo é feito após um tempo, mas sem o Krebs, você está morto.
O ácido fluoroacético irá resultar na produção de ácido fluorocítrico pela citrato sintase. Não será um grande problema, exceto pela aconitase, que trabalha no ciclo. Dando algum fluorocitrato derivado do fluoroacetato, a aconitase será inibida de trabalhar no citrato normal. Aqui vai a sua energia. Cortanto algum passo no ciclo do ácido cítrico atrapalhamos o trabalho do metabolismo – e isso mata, bem ao modo de outro veneno mitocontrial, o dinitrofenol.
Como observado no texto do Lab Lemming, o fluoroacetato é encontrado em certos tipos de árvores acácia. Sem dúvida isto é para desencorajar alguns ruminantes. A aconitase de plantas parece ter mais elevado tolerância para o fluoroacetato do que nos mamíferos (aviso: artigo antigo e não é minha área)
Em 1859, um homem chamado Thomas Austin trouxe para a Austrália 24 coelhos. Em uma década, existiam milhões de sua prole. Autrália é um lugar estranho – onde existem coisas que não aparecem em nenhum outro local, e outras coisas que são benignas em outros locais são uma praga por lá. Coelhos comem e se reproduzem como loucos e acredita-se terem causado extinção em massa de grandes números de animais nativos da Austrália. O programa Western Shield espalhou aveia misturada com fluoroacetato, entre outros venenos, para diminuir a população de coelhos destruidores e dar às espécies nativas uma chance um pouco melhor.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/07/fluoroacetate_conning_aconitas.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM