Levitação de cerveja

É possível com um campo magnético muito forte, fazer com que algumas coisas ´levitem´.
A intensidade com que os materiais se magnetizam em resposta ao um campo magnético aplicado é chamado de susceptibilidade magnética.

Em um aparelho que gera um campo magnético na ordem de alguns Tesla o pesquisador insere alguns mililitros de cerveja para demonstrar que o líquido flutua e que nestas condições a formação das bolhas é mais difícil. Em um copo as bolhas da cerveja podem se aglomerar na superfície do vidro, mas em suspensão não existe essa possibilidade. No final do experimento ele bebe a cerveja para verificar que realmente ela continua espumante.
A utilidade deste tipo de aparelho é tentar fazer simulação de um ambiente semelhante ao que existe em ausência de gravidade. Podemos então testar como se comportam algumas reações em um sistema que está ´levitando´.
É bom lembrar que este vídeo não é a apresentação de uma pesquisa real, e apenas é feito para se demonstrar as potencialidades do aparelho. E como desculpa para beber uma cervejinha no trabalho! 🙂
levitacao sapo magnetismo
Em 2000 os pesquisadores Andre Geim, da University of Nijmegen, e Sir Michael Berry da Bristol University, receberam o prêmio IgNobel por fazer um sapo levitar em um campo magnético.

Discussão - 3 comentários

1. Atila disse:

Isso só mostra o quanto os poderes do Magneto são mal explorados 😉

2. Gilberto disse:

realmente, se pensarmos que tudo está exposto ao magnetismo (gravidade, orientação espacial , ou seja praticamente tudo), o Magneto seria realmente o mutante mais poderoso da terra Marvel! e o wolverine nao teria a mínima chance conmtra ele.
    Mas..oltando a realidade.. realmente é "fascinante!" Como diria Henry Mccoy ( o Fera)

3. Marco Túlio disse:

e o Feynman Lectures em cima da mesa do cara no comecinho?
    haha

Categorias