Do cálculo para a estatística
Em um vídeo rápido e direto, o professor de matemática Arthur Benjamin, propõe que o foco do ensino da matamética seja deslocado do Cálculo para a probabilidade e estatística.
Não sei qual seria o resultado de tal alteração, mas concordo que a população precisa de uma noção muito mais aprimorada do que é probabilidade e estatística. Isto resultaria, provavelmente, em uma menor suscetibilidade ao engodo. Pessoas teriam uma noção melhor das consequências de seus atos e das correlações de eventos.
Com esta alteração certamente teríamos mais goats e menos sheep.
http://www.skepdic.com/sheep-goat.html
http://www.csicop.org/si/9511/eyewitness.html
Discussão - 4 comentários
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Sem contar que estatistica é muuuuuuuuuito mais legal que calculos e formulas que a maioria dos alunos não sabem pra que servem e nunca mais vao utilizar a maioria deles depois que sairem do colegio(pelo menos aqui no Brasil).
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É uma dificuldade gigante tentar fazer entender um conceito como “é improvável, mas tinha que acontecer”. Um ganhador de loteria deve se considerar muito sortudo, quando na verdade *alguém* tinha que ganhar.
Essa migração do contínuo para o discreto está no cerne da álgebra abstrata (grupos, estruturas ordenadas, anéis, corpos, espaços vetoriais e módulos). A matemática do século XX misturou álgebra, análise e geometria e MUITA coisa aconteceu desde o século XVII, quando Newton e Leibniz criaram o cálculo e Jackob Bernoulli criou a teoria das probabilidades.
Colocar probabilidade e estatística como foco único do ensino da matemática é uma excessiva simplificação, assim como é uma visão simplista achar que o foco do ensino atual da matemática está unicamente voltado para o cálculo (diferencial e integral).