Ácido oxálico (problema para os rins)

Um texto sobre cetona de framboesa me fez pensar sobre os suplementos alimentares em geral. A maior parte deles não causa problemas – o que é bem interessante, considerando que muitos deles tem coisas parecidas com medicamentos. A maior parte das pessoas estão utilizando sem nenhuma supervisão, e somente o rótulo os guia.
Existem diversas coisas tóxicas nas plantas. Um de tais compostos é o ácido oxálico, que as plantas toleram bem, mas os mamíferos nem tanto.
acido oxalico molecula estrutura
O grande problema com o oxalato é que ele faz um belo trabalho na coordenação com cátions metálicos divalentes, formando complexos insolúveis. Oxalato de cálcio pode precipitar em seus rins, formando pedra nos rins.
A mesma rota metabólica no seu corpo que processa o etanol irá processar o etilenoglicol – um anticongelante – até ácido oxálico – daí sua toxicidade. Por esta razão, algumas pessoas começaram a usar propileno glicol, que é metabolizado até o inocente piruvato (que na verdade serve como nutriente!).
Suas enzimas de processamento de álcool fazem um trabalho melhor no etanol do que em qualquer outra coisa (nós evoluímos em presença de pequenas quantidades de etanol). Por causa disso, o etanol é um antídoto para o envenenamento com etilenoglicol – e os médicos de emergência costumavam deixar você bêbado nestas situações. Agora existe um antídoto melhor, então acho que você não verá mais bebedeiras na sala de emergência.
Veja um texto antigo para mais informações sobre o metabolismo de oxalato e etilenoglicol.
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

1. maria aparecida de almeida monteiro disse:

usei um produto para tirar ferrugem, coloquei numa esponjinha e apliquei na parede , retirou mas minha mão ardeu como queimadura, fui ao pronto socorro, me medicaram, mas o acido descolou minhas unhas , estou usando um medicamento q/ meu medico passou(segunda consulta) medico particular q/ a firma do produto pagou ,esta melhorando mas ainda arde um pouco , gostaria de saber se terei problemas futuros ,pois li q/ esse acido ataca o rim , obrigado aguardo resposta