Tecnécio na veia

O tecnécio-99m ou 99mTc (o m é indicação para metaestável) é um radioisótopo comumente utilizado em medicina para facilitar o diagnóstico de doenças, isto se dá pela criação de contraste que facilita o imageamento de certas partes do corpo, uma delas é a tireóide, demonstrada no vídeo.
A Bionerd, que possui um canal no YouTube, mostra o que ocorre ao se injetar tecnécio-99m na veia. No início não existe quase radiação em seu corpo, e o contador Geiger acusa apenas uma pequena radiação de fundo, que está presente naturalmente em todos ambientes e corpos. Os estalidos no contador indicam a detecção.
A amostra injetada possui uma radiação de 70MBq, ou seja, a cada segundo emite uma radiação proveniente do decaimento de 70.000.000 de átomos. Após a injeção o Geiger acusa uma forte radiação na região do pescoço, e em todo corpo da Bionerd.
Ela também demonstra o resultado da imagem obtida, que revela a tireóide com um formato parecido com uma borboleta e as glândulas salivares.

Ao retornar para casa ela resolve beber um energético com cafeína, que é um diurético, para urinar e coletar o tecnécio que era eliminado pelo seu corpo. A urina coletada foi então concentrada com a evaporação da água. A pasta amarelo-escura é urina concentrada e também dispara o contador Gieger.
A idéia de concentrar a urina já levou a descobertas interessantes. Em 1964, o alquimista alemão Hennig Brand, ao destilar urina para tentar encontrar a ´essencia da vida´, acabou por obter um produto que brilhava no escuro, o que mais tarde foi identificado como fósforo branco. Em 1773, o químico Hilaire Rouelle descobriu a uréia ao destilar urina. Já outros alquimistas não tiveram muita sorte em ferver urina para tentar achar ouro. É amarela, mas nem tanto! 🙂
Até onde eu sei não existe nenhum benefício direto para a saúde tomar doses de elementos radioativos. Mas, no passado, isto já foi uma linha de pensamento defendida por alguns. Prova disso era a venda de produtos que prometiam diversas coisas, como por exemplo, tornar a água radioativa para ser uma fonte de saúde em seu consumo diário.
O tecnécio-99m possui uma meia-vida de aproximadamente 6 horas. Em poucos dias ela estará praticamente livre do composto em seu corpo, ajudada pelos processos naturais de eliminação… pela urina.
Frase interessante no canal da Bionerd no YouTube:
´Nada na vida é para ser temido, é apenas para ser entendido.´ Marie Curie
Excelente!
Leia também
Escoteiro Radioativo: o retorno!
Vidros de urânio
Agradeço ao Kentaro Mori pelas ideias para melhorar o texto.
Ps: vou ficar afastado da internet nos próximos dias. A aprovação dos comentários pode ficar atrasada.

Discussão - 1 comentário

  1. Mateus Tyrone disse:

    Excelente!
    Acabo de virar fã do blog.
    Abraços.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM