Rio tingido de verde
Para comemorar o Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day) a cidade de Chicago realiza um estranho ritual de tingimento das águas do rio que corta a cidade.
A idéia de tingir o rio Chicago de verde veio originalmente por acaso, quando em 1961 um grupo de trabalhadores estavam usando corante fluoresceína para detectar substâncias ilegais que estavam poluindo o rio.
A agência americana de proteção ambiental (EPA) declarou que o uso da fluoresceína poderia ser prejudicial ao rio e em 1966 o corante foi substituído por material de origem vegetal. Os organizadores da festa não revelam a fórmula, alegando que o segredo é quase tão importante quanto a fórmula da Coca-cola.
Mesmo tendo garantias pelos organizadores de que a brincadeira não é tóxica, e que usam apenas 16kg da substância para colorir todo o rio, algumas outras cidades rejeitaram a idéia de imitar o estilo de comemoração.
–
Uma empresa, chamada Party Pool, vende corantes de diversas cores para tingir a água de uma piscina.
http://www.partypoolusa.com/
Tingiram uma de vermelho.
Discussão - 4 comentários
Nossos rios por aqui tem cor, mesmo sem fluoresceína ou qualquer outro tipo de corante, hehe!
Inté!
Até que é uma boa idéia para melhorar o visual dos Rios Pinheiros e Tietê, aqui em São Paulo!
Aí só fica faltando uma solução para o cheirinho que exalam…
“tão importante quanto a fórmula da Coca-cola”
Lembrei de quando falaram que a cor original da coca-cola era verde.Será que não e folha de coca isso ai?
” Lembrei de quando falaram que a cor original da coca-cola era verde.Será que não e folha de coca isso ai?”
– claro que sim! trazem da bolivia/colombia em avioes caregueiros, um contrabando ilegal, dao gorgeta para o FBI, gastam 10 bilhoes em folhas de coca ao inves de gastar 10 mil em folhas de boldo, cha verde, etc…. se mata rapaz!