Acetato de sódio trihidratado

Certos compostos ocorrem como “hidratos”, isto é, com uma ou mais moléculas de água. Às vezes há apenas água retida na estrutura do cristal em uma estequiometria específica (por exemplo, a creatina) e às vezes a água é realmente incorporada covalentemente à molécula, como em hidrato de formaldeído.
sodio acetato molecula estrutura
O acetato de sódio trihidratado é do primeiro caso – apenas cristais de acetato de sódio + 3 moléculas de água. Se você aquecer ele “derrete”, mas não está fundido, estará apenas dissolvido em água formando uma solução ~10M – bem acima do limite de saturação, mas permanecerá em solução até que seja de alguma forma perturbado. Você pode até esfriar a temperatura ambiente que ficará líquido indefinidamente.
Se você induzir a cristalização, por exemplo, deixando cair uma partícula de poeira na solução, você o terá sólido novamente, e ficará bem quente.
Por outro lado, pode colocar me um saco plástico com um disco metálico que tem uma pequena rachadura no meio. Dobre, e este funcionará como um sítio de nucleação para início da cristalização. Com isso terá um prático aquecedor de mãos reutilizável.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2008/03/sodium_acetate_trihydrate_deep.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM