Qual é o seu ORCID?

codigo barras
A competição (saudável ou não) por ter um Lattes recheado de artigos, capítulos de livros, teses, índices de eficiência, citações, filmes, etc, esbarrava no problema da possível existência de outro João da Silva com um péssimo índice de publicações, causando uma confusão na identificação única de um pesquisador.
Surge então a iniciativa ORCID ( Open Researcher and Contributor ID ), uma identificação única alfanumérica para marcar cada pesquisador com um código único de rastreamento.
Este número poderia ser utilizado de maneira ampla pelo pesquisador, para deixar a sua marca nas inúmeras atividades científicas que realiza durante a carreira acadêmica. O artigo na Nature ´Credit where credit is due´ chega a citar que a identificação única poderia até mesmo ser utilizada para identificar contribuições em banco de dados, comentários em blogs e edições na Wikipedia.
A promessa dos participantes do grupo que idealizou o ORCID é de que em até 6 meses o sistema estará pronto para os primeiros testes, utilizando como inspiração o já existente http://www.researcherid.com/ da Thomson Reuters.
O sistema contará com validação e autenticação da autoria no uso do ORCID, para evitar o inevitável mau uso da idéia pelos criativos destruidores de qualquer coisa que parece minimamente interessante.
Veja mais em
http://www.orcid.org
ResearchBlogging.org
Editorial (2009). Credit where credit is due Nature, 462 (7275), 825-825 DOI: 10.1038/462825a

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM