Quero um espintariscópio
Imagem original da Wikipedia, cedida por Theodore Gray.
Já sei o que vou querer de presente de Natal! (pouco atrasado)
Um espintariscópio!
Serve para visualização de desintegração nuclear e certamente não será encontrado em nenhuma loja de 1,99!
A montagem e o conceito são simples. Uma pequena amostra de material radioativo é colocada abaixo de uma camada de um material cintilador (radioluminescente), que pode ser o sulfeto de zinco, e que produz luz ao ser atingido por uma partícula alpha proveniente da desintegração nuclear. O sulfeto também é (ou era) encontrado em interruptores de luz que brilham no escuro. Mas fique tranquilo pois esses interruptores não apresentam radioatividade e a luz é decorrente de uma inofensiva fosforescência.
A lente no topo da peça facilita a visualização dos pequenos pontos de luz que ocorrem na superfície do material cintilador.
A foto é de um modelo que vinha junto em um kit de ciência para crianças, chamado “Atomic energy”.
O meu presente vai custar apenas 30 dólares lá na lojinha da United Nuclear. Este modelo possui uma amostra radioativa de tório e não apresenta riscos à saúde enquanto selada.
Discussão - 3 comentários
Eqto selada... qto tempo dura o selo nas mãos de uma criança que desmonta tudo?
[]s,
Roberto Takata
É. Pior vai ser se a criança engolir a amostra.
Melhor não deixar na mão de crianças. 🙂 Só de adultos curiosos e corajosos.
Não sei exatamente a periculosidade dessa amostra radioativa de tório. Em alguns países o tório está presente naquelas camisas de lampiões a gás. Parece que no Brasil elas não tem tório. Estou aguardando a compra de um contador Geiger pra conferir se elas tem tório (e radioatividade) ou não.
fiz um espintariscópio usando tinta fosforescente de antigos despertadores, construí usando uma lente de camera fotografica etc... ficou muito bom...dá pra ver mesmo as cintilações....medindo com meu cintilômetro dão cerca de 500 c.p.s. abraços...