Pressão por aprovação

Os vídeos abaixo são de reportagens exibidas pelo programa ´Paraná TV 1a edição´ e mostram um pouco da polêmica que surgiu por causa da pressão política por aprovação de alunos, mesmo os que não apresentaram o mínimo entendimento adequado do conteúdo abordado no período proposto.
Um dos fantasmas dessa questão é a Aprovação Progressão Continuada, uma ideia que funciona no Fantástico Mundo de Bob
A definição:
“Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases. É considerada uma metodologia pedagógica avançada por propor uma avaliação constante, contínua e cumulativa, além de se basear na idéia de que reprovar o aluno sucessivamente não contribui para melhorar seu aprendizado.” (fonte)
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Nota na escola
Vídeo 1
showswf (“http://portal.rpc.com.br/tv/player/player.swf?emissora=cultura&file=71147&autostart=0&tempoTotal=&seq=&rand=75&videoano=2010&videomes=01&videodia=06&videonome=paranatv1edicao”, “480”, “369”);
Vídeo 2
showswf (“http://portal.rpc.com.br/tv/player/player.swf?emissora=cultura&file=71149&autostart=0&tempoTotal=&seq=&rand=56&videoano=2010&videomes=01&videodia=06&videonome=paranatv1edicao”, “480”, “369”);
Segundo dia da matéria.
Vídeo 1
showswf (“http://portal.rpc.com.br/tv/player/player.swf?emissora=cultura&file=71270&autostart=0&tempoTotal=&seq=&rand=62&videoano=2010&videomes=01&videodia=07&videonome=paranatv1edicao”, “480”, “369”);
Vídeo 2
showswf (“http://portal.rpc.com.br/tv/player/player.swf?emissora=cultura&file=71275&autostart=0&tempoTotal=&seq=&rand=31&videoano=2010&videomes=01&videodia=07&videonome=paranatv1edicao”, “480”, “369”);
Vídeo 3
showswf (“http://portal.rpc.com.br/tv/player/player.swf?emissora=cultura&file=71271&autostart=0&tempoTotal=&seq=&rand=92&videoano=2010&videomes=01&videodia=07&videonome=paranatv1edicao”, “480”, “369”);
Indico também a leitura dos comentários deixados na página do programa que exibiu as reportagens.
http://bit.ly/8CL8Ln
http://bit.ly/7D1G1I

Discussão - 5 comentários

  1. Aninha disse:

    Mais uma vez... Essa notícia, infelizmente, é recorrente. A culpa, parece-me, é de todos: professores, pais, alunos, diretores, secretarias e secretários, ministério, universidades, sociedade. Um tudo vale que invalida o que se discute em educação (transformando, por exemplo, progressão continuada em aprovação automática), o que se quer como sociedade, o que se planeja como ser educado.
    Não se enganem... Isso não se restringe às escolas... Muitas vezes vemos estas insanidades nas universidades também! Não são poucas as vezes que somos chamados para "resolver o problema da repetência", induzindo à óbvia solução de, simplesmente, aprovar. Aprovar estudantes que chegam das escolas sem saber conjugar verbos, acentuar palavras e, pior, não sabem muito bem qual mesmo é a importância deste conhecimento. Mais grave do que isso, só ter a ciência de que essa massa é que dará aula amanhã.
    Não considero reprovação a saída para a educação, longe disso, a crítica é para a falta de ações mais sérias em relação à crescente desvalorização docente e de sua tarefa na sociedade (que não é aprovar pessoas, é ensiná-las conhecimento, cultura)...

  2. Usou o termo "aprovação continuada" por ironia?
    Os detratores chamam a "progressão continuada" de "aprovação automática". Não é uma imagem bem correta.
    A ideia por trás da P.C. não é ruim. Mas a implantação é muito falha: faltam os sistemas de apoio para os alunos, bem como a implementação de uma cultura escolar adequada.
    []s,
    Roberto Takata

  3. massacritica disse:

    Takata -
    Sim, foi essa a ideia.
    Editei para ficar mais claro.

  4. Roberto disse:

    Caro,
    Ví as reportagens, e fiquei horrorizado. Porém, no estado de São Paulo a situação é ainda pior. Esta política tem por objetivo maquiar os números da educação extremamente deficiente no Brasil, para que os programas de ensino municipais e estaduais consigam financiamento de órgãos estrangeiros.
    A progressão continuada é utilizada em países europeus - mas de maneira e em condições bem diferentes. Ontem tive a oportunidade de conversar com o vice-prefeito de Montpellier (França), que me contou que lá também existe pressões neste sentido (de se maquiar os números sobre o desempenho dos alunos). Infelizmente não pude aprofundar a discussão com ele. Mes é uma questão extremamente grave, e que deve ser encarada de frente pela sociedade. Afinal, maquiar números é fácil. Formar alunos bem capacitados e profissionais muito bem qualificados é que são elas.

  5. battisti disse:

    Minha mãe é professora e vive este drama de ser precionada para aprovar alunos nitidamente fracos.
    Este argumento de que reprovar o aluno não o ajuda em nada, aprovar o cidadão sem que ele tenha as mínimas condições além de não ajudar faz com que os alunos que realmente se interessam em aprender sejam prejudicados.
    Isso mostra que no Brasil as leis que favorecem os bandidos, coruptos e safados vem desde o ensino fundamental!
    Eu como empresário sinto isso na pele ao entrevistar um candidato a uma vaga de trabalho, o infeliz muitas vezes terminou o segundo grau mas tem uma compreensão ridícula de mundo! E muitos são semi-analfabetos ao passo de não conseguirem ler um manual de instruções e formular uma explicação razoável a certa de uma determinada característica que ali esta sendo relatada!

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